Quais cuidados devo ter ao usar o Gonadopin?
Gonadopin® (alfafolitropina) deve ser prescrito e administrado apenas por médicos que possuam larga experiência com problemas de fertilidade.
O uso seguro e efcaz de Gonadopin® (alfafolitropina) requer monitoramento da resposta ovariana com avaliação regular da concentração sérica de estradiol e ultra-sonografa do ovário e útero. Deve ser usada a dose efetiva mínima.
A alfafolitropina é uma potente substância gonadotrópica capaz de causar Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO, complicação na indução da ovulação no tratamento da infertilidade, caracterizada por aumento do ovário, múltiplos folículos, cistos ovarianos, ascite e edema generalizado) em mulheres com ou sem disfunção pulmonar ou vascular. Antes do tratamento com Gonadopin® (alfafolitropina), as pacientes devem ser informadas sobre a duração do tratamento e a monitoração que será realizada.
Os riscos de Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO) e nascimentos múltiplos e outras possíveis reações adversas devem ser discutidas. As pacientes devem ser monitoradas para SHO em dias alternados durante o tratamento e por 14 dias após o tratamento.
Uso Pediátrico
A segurança e eficácia de alfafolitropina não foram estabelecidas apropriadamente em pacientes pediátricos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)