Superdose - Ghemaxan

Bula Ghemaxan

Princípio ativo: Enoxaparina Sódica

Classe Terapêutica: Heparinas Fracionadas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Ghemaxan maior do que a recomendada?

Sintomas e severidade

A superdose acidental após administração intravenosa, extracorporal ou subcutânea de Ghemaxan® pode causar complicações hemorrágicas.

A absorção de Ghemaxan® após a administração oral, mesmo em altas doses, é pouco provável.

Tratamento e antídoto

Os efeitos anticoagulantes podem ser em grande parte, neutralizados pela administração intravenosa lenta de protamina. A dose de protamina depende da dose de Ghemaxan® administrada, ou seja, 1 mg de protamina neutraliza o efeito anticoagulante de 1 mg de Ghemaxan®, se Ghemaxan® foi administrado nas primeiras 8 horas. Uma infusão de 0,5 mg de protamina para 1 mg de Ghemaxan® pode ser administrada se Ghemaxan® foi administrado há mais de 8 horas antes da administração da protamina, ou se tiver sido determinado que uma segunda dose de protamina seja necessária. Após 12 horas da injeção de Ghemaxan®, a administração da protamina pode não ser necessária. Entretanto, mesmo com doses elevadas de protamina, a atividade anti-Xa de Ghemaxan® nunca é completamente neutralizada (máximo de aproximadamente 60%).

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.