Interação Medicamentosa - Ghemaxan

Bula Ghemaxan

Princípio ativo: Enoxaparina Sódica

Classe Terapêutica: Heparinas Fracionadas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ghemaxan com outros remédios?

Medicamento-medicamento

Recomenda-se a interrupção do uso de medicamentos que afetam a hemostasia (coagulação) antes do início do tratamento com Ghemaxan®, a menos que seu uso seja estritamente indicado.

Converse com seu médico caso esteja utilizando os medicamentos abaixo:

  • Salicilatos sistêmicos, aspirina (também conhecida como ácido acetilsalicílico) e outros anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) usados para tratar a dor e o inchaço na artrite e em outras condições, tais como o ibuprofeno, diclofenaco, incluindo o cetorolaco;
  • Dextrana 40 (usado como substituto do sangue), ticlopidina e clopidogrel (ou outros medicamentos - usados para impedir a formação de coágulos sanguíneos);
  • Glicocorticoides sistêmicos (prednisolona, dexametasona ou outros medicamentos - usados para tratar asma, artrite reumatóide e outras condições);
  • Agentes trombolíticos e anticoagulantes (usados para afinar o sangue);
  • Outros agentes antiplaquetários, incluindo os antagonistas de glicoproteína IIb/IIIa;
  • Medicamentos que aumentam os níveis de potássio no sangue, como sais de potássio, diuréticos, alguns medicamentos para problemas cardíacos.

Em caso de indicação do uso de qualquer uma destas associações, deve-se utilizar Ghemaxan® sob cuidadoso monitoramento clínico e laboratorial quando apropriado.

Medicamento-exame laboratorial

Nas doses utilizadas na profilaxia do tromboembolismo venoso, Ghemaxan® não influencia significativamente o tempo de sangramento e os testes de coagulação sanguínea global, nem afeta a agregação plaquetária (união de plaquetas) ou a ligação do fibrinogênio (proteína do sangue relacionada à coagulação sanguínea) às plaquetas.

Pode ocorrer aumento do tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) e do tempo de coagulação ativada (TCA) (exames laboratoriais que avaliam a coagulação) com a administração de doses mais altas. Aumentos no TTPa e TCA não estão linearmente correlacionados ao aumento da atividade antitrombótica de Ghemaxan®, sendo, portanto, inadequados e inseguros para monitoramento da atividade de Ghemaxan®.

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.