Precauções - Fenatil

Bula Fenatil

Princípio ativo: Cloridrato de Clomipramina

Classe Terapêutica: Anti-Depressivos Todos os Outros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Fenatil?

Antes do início do tratamento é aconselhável verificar a pressão arterial do paciente, uma vez que indivíduos com hipotensão postural ou níveis tensionais instáveis poderão sofrer uma queda na pressão arterial.

Cautela é também indicada em pacientes portadores de hipertireoidismo ou em tratamento com agentes tireoidianos.

Em pacientes com doenças hepáticas, recomenda-se monitorização periódica dos níveis das enzimas hepáticas.

Embora alterações na contagem das células brancas sanguíneas tenham sido relatadas apenas em casos isolados, a contagem periódica de células sanguíneas e a monitorização de sintomas, tais como:

Febre e garganta inflamada são requeridas, especialmente durante os primeiros meses da terapia e durante tratamentos prolongados.

Como ocorre com outros antidepressivos tricíclicos, fenatil somente poderá ser administrado com terapia eletroconvulsiva sob cuidadosa supervisão.

Em pacientes predispostos ou idosos, os antidepressivos tricíclicos podem induzir psicose (delírios), particularmente à noite. Esta desaparece dentro de poucos dias após a descontinuação do tratamento.

Risco de suicídio é inerente à depressão grave e pode persistir até que ocorra remissão significativa.

No início do tratamento pode ser indicada uma terapia combinada com benzodiazepínicos ou neurolépticos.

Advertências

Sabe-se que os antidepressivos tricíclicos diminuem o limiar de convulsão; portanto, Fenatil deve ser utilizado com extremo cuidado em pacientes com epilepsia e outras predisposições, tais como danos cerebrais de etiologia variada, uso concomitante de neurolépticos, retirada de álcool ou drogas com propriedades anticonvulsivas (por exemplo, benzodiazepínicos).

A ocorrência de convulsões parece ser dose dependente. Portanto, a dose diária total recomendada não deve ser excedida.

Fenatil deve ser administrado com especial cuidado a pacientes com distúrbios cardiovasculares, especialmente os portadores de insuficiência cardíaca, distúrbios de condução (por exemplo, bloqueio atrioventricular graus I a III) ou arritmias.

Monitoramento da função cardíaca e eletrocardiograma ECG estão indicados em tais pacientes, assim como em pacientes idosos.

Por suas propriedades anticolinérgicas, Fenatil deve ser utilizado com cuidado em pacientes com história de pressão intraocular aumentada, glaucoma de ângulo agudo ou retenção urinária (por exemplo, doenças da próstata).

Recomenda-se cautela ao administrar antidepressivos tricíclicos a pacientes com doença hepática grave e tumores da medula adrenal (por exemplo, feocromocitoma, neuroblastoma), nos quais o fármaco poderá provocar crises hipertensivas.

Muitos dos pacientes portadores de transtorno do pânico apresentam intensificação dos sintomas de ansiedade no início do tratamento com Fenatil.

Esse aumento paradoxal do quadro de ansiedade é mais pronunciado durante os primeiros dias de tratamento e, em geral, diminui dentro de duas semanas.

Tem sido observado ocasionalmente indução de psicoses em pacientes esquizofrênicos que utilizaram antidepressivos tricíclicos.

Têm sido também relatados episódios hipomaníacos e maníacos durante a fase depressiva em pacientes com transtornos cíclicos do humor, que recebem tratamento com um antidepressivo tricíclico.

Em tais casos, pode ser necessário reduzir a dose de Fenatil ou retirá-lo e administrar um agente antipsicótico.

Após diminuição de tais episódios, pode ser retomada, se necessário, uma terapia com baixa dose de Fenatil.

Foram relatados casos isolados de choque anafilático.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.