Ação da Substância - Dogmatil

Bula Dogmatil

Princípio ativo: Sulpirida

Classe Terapêutica: Antipsicóticos Convencionais

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como a substância de Dogmatil funciona?

Resultados de Eficácia


Esquizofrenia

Sulpirida em doses altas age como antipsicótico atípico, melhorando sintomas positivos e negativos da esquizofrenia. Estudos mostram eficácia similar a outros antipsicóticos em tratamentos curtos (3-16 semanas) e longos (4-42 meses).

Em estudo com 38 pacientes, Sulpirida melhorou significativamente os sintomas após 2, 4 e 6 semanas, com eficácia equivalente à trifluoroperazina.

Exclusivo Cápsula

Depressão

Em doses baixas, Sulpirida tem efeito antidepressivo. Estudos mostraram eficácia superior ao placebo e similar à imipramina e amitriptilina.

Tonturas

Eficaz no tratamento de vertigens de diversas causas, com efeitos geralmente observados em 3-4 dias.

Características Farmacológicas


Como age

Sulpirida bloqueia seletivamente receptores de dopamina (D2). Age de duas formas: reduzindo a ação da dopamina após a sinapse e aumentando sua quantidade antes da sinapse (explicando efeito antidepressivo em doses baixas). Difere de outros neurolépticos por menor efeito sedativo.

Em esquizofrênicos, promove melhora da sociabilidade. Age diretamente no sistema vestibular, sendo eficaz contra tonturas.

Como o corpo processa

Após tomar por boca, absorção ocorre em até 4,5h (influenciada por alimentos). Biodisponibilidade de 25-35%, com pico de concentração em 1-6h. Baixa ligação a proteínas, meia-vida de 7h. Eliminado principalmente pelos rins (90% inalterado na urina).

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.