Interações do Dimorf Bolsa com outros remédios
A morfina pode ter efeitos somados com outros opioides, anestésicos gerais, fenotiazinas, tranquilizantes, calmantes, antidepressivos tricíclicos e outros depressores do sistema nervoso como álcool e drogas ilícitas. Em pacientes usando esses remédios, use morfina com cuidado e em doses menores. Pode ocorrer redução da respiração, pressão baixa, sedação profunda, coma e morte.
Use com cuidado e doses reduzidas em pacientes que tomam remédios que deprimem o sistema nervoso (sedativos, hipnóticos, anestésicos, antieméticos, fenotiazinas, outros tranquilizantes e álcool), relaxantes musculares, benzodiazepínicos, cisaprida, metoclopramida, clomipramida, amitriptilina e inibidores da glicoproteína P (ex: quinidina). Nessas situações, a ação da morfina pode ser aumentada. Não use em pacientes que tomam inibidores da monoaminoxidase (MAO).
A associação com analgésicos agonistas/antagonistas ou rifampicina pode reduzir o efeito analgésico.
A morfina pode reduzir o efeito de diuréticos. O uso com remédios serotoninérgicos pode causar síndrome serotoninérgica.
Em um caso, o uso conjunto com cimetidina causou parada respiratória, confusão e espasmo muscular. Monitore pacientes quanto a aumento da depressão respiratória e do sistema nervoso.
Anticolinérgicos ou outros remédios com essa ação, quando usados com opioides, podem aumentar o risco de retenção urinária e prisão de ventre grave, podendo levar a paralisia intestinal.
Informe ao seu médico ou dentista se está usando outros remédios.
Não use remédios sem orientação médica. Pode ser perigoso.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)