Overdose de Diazepam: sintomas e o que fazer
Sintomas
A overdose de benzodiazepínicos geralmente causa depressão do sistema nervoso, variando de sonolência a desequilíbrio, fala enrolada e movimentos oculares anormais. Pode ocorrer coma, pressão baixa, depressão cardiorrespiratória, paradas respiratórias e redução de reflexos. Se o diazepam for ingerido sozinho, esses efeitos são tratáveis e reversíveis. O coma pode durar horas, mas pode ser prolongado em idosos. O efeito sobre a respiração é mais grave em quem tem doenças respiratórias.
Benzodiazepínicos aumentam os efeitos de outros depressores do sistema nervoso, incluindo álcool.
O que fazer
Os sinais vitais devem ser monitorados e o médico deve adotar medidas de suporte. Pode ser necessário tratamento para os efeitos cardiorrespiratórios ou no sistema nervoso.
Para evitar maior absorção, pode-se usar carvão ativado nas primeiras 1-2 horas. Proteja as vias aéreas se o paciente estiver sonolento. Em casos de ingestão de múltiplas substâncias, considere lavagem gástrica (não é rotina).
Em caso de ingestão em excesso, procure socorro médico imediatamente e leve a embalagem ou bula. Ligue para 0800 722 6001 para orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)