Precauções ao usar o Cymevir: cuidados importantes
Em testes, Cymevir® mostrou potencial para causar mutações, malformações e câncer. Pode causar diminuição temporária ou permanente na produção de espermatozoides.
Diminuição grave de glóbulos brancos, anemia e plaquetas baixas foram observadas em pacientes. Não inicie o tratamento se glóbulos brancos estiverem abaixo de 500 células/mcL, plaquetas abaixo de 25.000 células/mcL ou hemoglobina menor que 8 g/dL. O sangue deve ser monitorado durante o tratamento.
Convulsões, sonolência, tontura, falta de coordenação ou confusão podem ocorrer. Se isso acontecer, evite atividades que exigem atenção como dirigir.
Convulsões foram relatadas com uso de imipenem-cilastatina e ganciclovir juntos. Não use Cymevir® com imipenem-cilastatina a menos que os benefícios superem os riscos.
Zidovudina e Cymevir® podem causar diminuição de glóbulos brancos e anemia. Alguns pacientes podem não tolerar os dois remédios juntos.
A concentração de didanosina pode aumentar durante o tratamento com Cymevir®, então monitore efeitos colaterais.
O uso com outros remédios que afetam a medula óssea ou os rins pode aumentar a toxicidade.
Categoria de risco C.
Não use na gravidez sem orientação médica.
Estudos em animais mostraram efeitos no desenvolvimento do feto. Mulheres em idade fértil devem usar método contraceptivo durante o tratamento.
Homens devem usar camisinha durante o tratamento e por 90 dias após parar. Não se sabe se é seguro na gravidez. Evite em grávidas a menos que os benefícios superem os riscos. Não se sabe se passa para o leite materno. A decisão de amamentar deve considerar os benefícios do remédio para a mãe.
Idosos
Idosos frequentemente têm problemas nos rins, então use com cuidado.
Crianças
A segurança em crianças não está comprovada. O uso requer cuidado devido a possíveis efeitos a longo prazo. Avalie riscos e benefícios.
Pacientes com rins que não funcionam bem
Ajuste a dose conforme a função dos rins.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)