Precauções e cuidados ao usar Cloridrato de Donepezila Biolab Genéricos
Anestesia
Avise seu médico que você toma este remédio antes de fazer anestesia, pois ele pode aumentar o efeito relaxante muscular de alguns anestésicos.
Problemas cardíacos
Alguns pacientes, principalmente com problemas cardíacos, podem ter desmaios devido a efeitos no coração (como diminuição dos batimentos).
Problemas estomacais e intestinais
Remédios como este podem aumentar a produção de ácido no estômago. Por isso, pacientes com risco de úlcera (como quem já teve ou toma anti-inflamatórios) devem ser monitorados quanto a sintomas de sangramento no estômago ou intestino. Podem ocorrer diarreia, náusea e vômito. Esses efeitos são mais comuns na dose de 10 mg. Geralmente são leves e passam em 1 a 3 semanas. O paciente deve ser observado no início do tratamento e ao aumentar a dose.
Problemas neurológicos
Remédios desta classe podem causar convulsões, mas isso também pode ser um sintoma da doença de Alzheimer.
Síndrome neuroléptica maligna (muito rara) causa tremores, febre alta e alteração da consciência, podendo ser fatal se não tratada.
Rabdomiólise (rara) pode ocorrer, principalmente em pacientes que também usam estatinas (remédio para colesterol) ou outros medicamentos. Se sentir dores no corpo, urina escura, fraqueza e mal-estar, procure seu médico.
Problemas pulmonares
Pacientes com asma ou doença pulmonar obstrutiva (como enfisema) devem usar com cuidado.
Uso em crianças
Não há estudos que comprovem a segurança e eficácia em crianças.
Este medicamento pode causar doping.
Grávidas só devem usar com orientação médica.
Atenção: contém corantes que podem causar alergias. Informe o médico se engravidar ou começar a amamentar durante o tratamento.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)