Como o Capzat age no organismo?
Resultados de eficácia
Câncer colorretal
Após cirurgia
Estudo clínico em pacientes com câncer colorretal estágio III mostrou que Capzat foi pelo menos equivalente ao 5-FU/Leucovorin na prevenção de retorno da doença. Após quase 7 anos, Capzat mostrou tendência de melhor sobrevida global.
Combinado após cirurgia
Capzat com oxaliplatina foi superior ao 5-FU/Leucovorin na prevenção de recidiva em pacientes estágio III, com melhor sobrevida livre de doença e tendência de maior sobrevida global em 5 anos.
Câncer metastático
Dois estudos mostraram que Capzat sozinho teve maior taxa de resposta que 5-FU/Leucovorin em câncer colorretal metastático, com sobrevida global similar.
Combinado em primeira linha metastático
Estudo mostrou que Capzat com oxaliplatina foi equivalente ao 5-FU com oxaliplatina em sobrevida livre de progressão e sobrevida global em câncer colorretal metastático. A combinação com bevacizumabe também mostrou resultados similares.
Combinado em segunda linha metastático
Após falha com irinotecano, Capzat com oxaliplatina foi equivalente ao 5-FU com oxaliplatina em sobrevida livre de progressão e sobrevida global.
Câncer gástrico
Combinado
Capzat com cisplatina foi equivalente ao 5-FU com cisplatina em sobrevida livre de progressão e sobrevida global em câncer gástrico avançado. Outros esquemas com oxaliplatina também mostraram eficácia similar.
Câncer de mama
Combinado
Capzat com docetaxel mostrou maior sobrevida global e maior taxa de resposta que docetaxel sozinho em câncer de mama metastático após falha com antraciclina.
Isolado
Dois estudos mostraram resposta significativa com Capzat sozinho em câncer de mama metastático após falha com taxano e antraciclina.
Referências bibliográficas disponíveis na bula completa.
Características farmacológicas
Mecanismo de ação
Capzat é convertido seletivamente em 5-fluoruracila (5-FU) dentro das células cancerosas, minimizando danos a tecidos saudáveis. O 5-FU bloqueia a multiplicação celular ao interferir na síntese de DNA e RNA.
Farmacocinética
Absorção
Rapidamente absorvido após administração oral. Alimentos reduzem velocidade de absorção, mas não afetam significativamente níveis do medicamento ativo.
Distribuição
Liga-se moderadamente a proteínas plasmáticas.
Metabolismo
Convertido sequencialmente em metabólitos ativos, principalmente no fígado e tumores. A conversão final para 5-FU ocorre preferencialmente nas células cancerosas.
Eliminação
Principalmente eliminado pela urina (95,5%). Meia-vida de eliminação curta (cerca de 0,8-3,2 horas para diferentes metabólitos).
Grupos especiais
Idosos: Pode ter aumento de metabólitos devido a função renal reduzida.
Insuficiência renal: Requer ajuste de dose em casos moderados a graves.
Insuficiência hepática: Não estudado em casos graves.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)