Como tomar o Arterox?
Valsartana pode ser tomado com ou sem comida e deve ser ingerido com água por via oral.
Pressão alta
A dose inicial recomendada é de um comprimido de 80 mg ou 160 mg uma vez ao dia, independente de raça, idade ou sexo. O efeito para baixar a pressão começa em 2 semanas e o máximo efeito após 4 semanas. Se a pressão não controlar bem, a dose pode ser aumentada para 320 mg ao dia, ou pode-se adicionar um remédio para urinar.
Valsartana pode ser usado junto com outros remédios para pressão alta.
Problemas cardíacos
A dose diária inicial é de 40 mg de Valsartana duas vezes ao dia. Pode-se aumentar para 80 mg e 160 mg duas vezes ao dia conforme o paciente tolerar. Pode ser necessário reduzir a dose de remédios para urinar. A dose máxima usada nos estudos foi 320 mg ao dia em doses divididas.
Pacientes com problemas cardíacos devem sempre ter a função dos rins avaliada.
Após ataque cardíaco
O tratamento pode começar 12 horas após o ataque cardíaco. Começa com 20 mg duas vezes ao dia, aumentando para 40 mg, 80 mg e 160 mg duas vezes ao dia nas semanas seguintes. A dose inicial é dada por comprimidos de 40 mg que podem ser partidos.
A dose máxima é 160 mg duas vezes ao dia. Geralmente, recomenda-se chegar a 80 mg duas vezes ao dia após duas semanas e à dose máxima em três meses, conforme o paciente tolerar. Se houver pressão baixa com sintomas ou problemas nos rins, deve-se considerar reduzir a dose.
Valsartana pode ser usado com outros tratamentos pós-ataque cardíaco, como trombolíticos, aspirina, betabloqueadores ou estatinas.
Pacientes após ataque cardíaco devem sempre ter a função dos rins avaliada.
Problemas no fígado
Pacientes com problemas leves a moderados no fígado só devem tomar doses acima de 80 mg duas vezes ao dia se o benefício for maior que o risco.
Observação para todos os casos: não é preciso ajuste de dose para pacientes com problemas nos rins ou problemas no fígado sem obstrução biliar.
No Brasil, Valsartana não é aprovado para menores de 18 anos.
A dose máxima diária é 320 mg.
O risco no comprimido de 40 mg é para dividir em duas partes iguais. O risco nos comprimidos de 80 mg, 160 mg ou 320 mg é apenas para facilitar a deglutição, não para dividir em doses iguais.
Este remédio não deve ser partido, aberto ou mastigado. Exceto o comprimido de 40 mg que pode ser partido.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)