Quais cuidados devo ter ao usar o Zydena?
A avaliação da disfunção erétil deve incluir uma determinação de causas potenciais e somente após uma completa avaliação médica a escolha do tratamento apropriado deve ocorrer. É importante considerar o estado cardiovascular do paciente, pois a própria atividade sexual pode representar um risco potencial ao paciente.
Como Zydena tem propriedades vasodilatadoras sistêmicas que resultam em diminuição passageira da pressão arterial, Zydena pode potencializar os efeitos hipotensivos (capacidade de diminuir a pressão) de medicamentos que contêm nitrato e/ou doadores de ácido nítrico.
Cuidados
Os médicos devem levar em consideração o estado cardiovascular de seus pacientes se existir risco cardíaco associado com atividade sexual. Tratamentos para disfunção erétil, incluindo Zydena não devem ser usados em homens cuja atividade sexual não é aconselhável devido ao seu estado cardiovascular. Embora ereções prolongadas superiores a 4 horas e priapismo (ereções dolorosas por mais de 6 horas de duração) não terem sido relatadas nos estudos clínicos de Zydena houve relatos para esta classe de medicamentos.
Pacientes que tenham uma ereção superior a 4 horas, seja dolorosa ou não, devem buscar orientação médica. O priapismo pode causar danos irreversíveis ao tecido erétil e à função erétil se não tratado imediatamente.
A administração de Zydena deve ser cuidadosamente avaliada em pacientes portadores de alguma deformidade do pênis (ângulo, fibrose cavernosa ou doença de perônio), disfunção no fígado ou rins, retinopatia diabética (doença na retina), problemas sanguíneos, que induzam ao priapismo, ou úlceras pépticas ou pacientes em uso de alfa-betabloqueadores, tais como propanolol.
Uso em Pacientes com problemas da função do rim (insuficiência renal)
Zydena (udenafila) não é recomendado para pacientes com insuficiência renal moderada a grave, uma vez que a exposição ao produto é maior e os dados clínicos são limitados. Deve ser cuidadosamente administrado de acordo com a avaliação do médico em pacientes com insuficiência renal (creatinina sérica (indicador para avaliar a função do rim) > 2,5 mg/dl). A segurança e eficácia não foram estudadas em pacientes com insuficiência renal.
Uso em Pacientes com problemas de função do fígado (insuficiência hepática)
Zydena (udenafila) deve ser cuidadosamente administrado de acordo com a avaliação profissional do médico em pacientes com problemas de função do fígado (indicadores de dano no fígado mais de três vezes o limite superior do normal). A segurança e eficácia de Zydena (udenafila) não foi estudada em pacientes com problemas de função do fígado.
Advertências do Zydena
Zydena não foi testado em pacientes com lesão medular, prostatectomia radical (retirada da próstata e vesículas seminais), desejo hipossexual (baixo interesse sexual), câncer e em pacientes que estejam fazendo uso de medicamentos anticoagulantes (tais como heparina e varfarina).
Em caso de perda de audição repentina ou surdez em um ou ambos os ouvidos, o uso de Zydena deve ser interrompido e o paciente deve procurar atenção médica assim que possível. O uso de medicamentos inibidores da PDE5, incluindo Zydena com medicamentos que alteram a pressão do sangue deve ser cuidadosamente realizado devido a possibilidade de diminuição da pressão sanguínea.
Este medicamento contém lactose.
Atenção: Este medicamento contém açúcar (lactose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)