Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Zavesca?
Como todos os medicamentos, Zavesca® pode causar reações adversas, embora nem todas as pessoas apresentem.
Se você perder peso no início do tratamento com Zavesca®, não se preocupe. Os pacientes geralmente perdem peso durante o tratamento.
Se você tiver um tremor leve, mais comumente nas mãos, informe o seu médico assim que possível. Tipicamente, o tremor desaparece sem a necessidade de interrupção do tratamento. Pode ser que seu médico necessite reduzir a dose ou interromper Zavesca® para parar o tremor.
Os efeitos indesejáveis são listados por frequência, usando a seguinte convenção:
- Muito comum (≥ 1/10);
- Comum (1/100 ≤ x < 1/10);
- Pouco comum (> 1/10.000, ≤ 1/1.000);
- Muito raros (≤ 1/10.000).
As reações adversas estão organizadas de acordo com a frequência (das mais frequente para as menos frequentes).
Distúrbios Sanguíneos e do Sistema Linfático
- Comum: trombocitopenia.
Distúrbios do Metabolismo e Nutrição
- Muito Comum: perda de peso, diminuição do apetite.
Distúrbios Psiquiátricos
- Comum: depressão, insônia, diminuição da libido.
Distúrbios do Sistema Nervoso
- Muito Comum: tremor.
- Comum: neuropatia periférica, dor de cabeça, parestesia, tontura, coordenação anormal, hipoestesia, amnésia.
Distúrbios Gastrointestinais
- Muito Comum: diarreia, flatulência, dor abdominal.
- Comum: náusea, vômito, distenção/desconforto abdominal, Constipação e dispepsia.
Distúrbios musculoesqueléticos e de tecidos conjuntivos
- Comum: espasmos musculares, fraqueza muscular.
Distúrbios Gerais e reações no local de administração
- Comum: fadiga, astenia, calafrios, mal-estar.
Investigações
- Comum: condução nervosa (anormal).
As reações adversas mais comuns são:
- Perda de peso, tremores, diarreia, flatulência (gases intestinais) e dor abdominal (estômago). Entre as reações adversas comuns estão incluídas: anorexia (perda de apetite), diminuição do apetite, dor de cabeça, tonturas, neuropatia periférica, parestesia (incluindo dormência e alterações da sensibilidade), coordenação anormal, hipoestesia (diminuição da sensibilidade ao tato), dispepsia, azia, náuseas, constipação e vômitos, inchaço ou desconforto no abdômen (barriga) e trombocitopenia (redução nos níveis de plaquetas). Os sintomas neurológicos e trombocitopenia podem ser devidos à própria doença.
Outras reações adversas possíveis incluem:
- Espasmos musculares (ou fraqueza), fadiga, dificuldade em dormir, e diminuição da libido.
A maior parte dos pacientes apresentou um ou mais destes efeitos adversos, tipicamente, no início do tratamento e a intervalos regulares durante o tratamento. A maioria dos casos são leves e desaparecem muito rápido. Se algum destes efeitos colaterais causar problemas, consulte o seu médico. Ele ou ela pode reduzir a dose de Zavesca® ou recomendar um medicamento para ajudar no controle das reações adversas.
Alguns pacientes apresentaram alterações na sensibilidade e formigamento nas mãos e pés. Essas reações podem ser sinais de neuropatia periférica devido aos efeitos adversos de Zavesca® ou pode surgir a partir de condições existentes. O seu médico irá realizar alguns testes antes e durante o tratamento com Zavesca® para uma melhor avaliação. Se você sentir qualquer uma destas reações adversas, informe o seu médico assim que possível.
Se algum dos efeitos colaterais se agravar ou se você detectar quaisquer efeitos indesejáveis não mencionados nesta bula, informe o seu médico.
Atenção: este é um medicamento novo e, embora estudos clínicos tenham demonstrado eficácia e segurança aceitáveis , podem ocorrer efeitos indesejáveis e desconhecidos. Neste caso, informe seu médico.
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)