Quais cuidados devo ter ao usar o Zavesca?
Zavesca® não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou mulheres que estão tentando engravidar. Os homens tratados com Zavesca® devem utilizar métodos contraceptivos seguros durante o tratamento, incluindo três meses após a interrupção do tratamento.
Você pode pedir para seu médico, antes e durante o tratamento com Zavesca®, a avaliação dos nervos dos braços e pernas, os níveis de vitamina B12, monitoramento do crescimento em crianças e adolescentes portadores de Niemann-Pick C, monitoramento da contagem de plaquetas em pacientes com Niemann-Pick C e doença de Gaucher tipo 1 que antes eram tratados com terapia de reposição enzimática. A razão para solicitar estes testes é que alguns pacientes tiveram dormência ou formigamento nas mãos ou pernas e redução de peso durante o tratamento com Zavesca®. Estes testes irão ajudar o médico a avaliar se esses efeitos são devidos à doença ou outras condições existentes, ou tratar reações adversas a medicamentos.
Se você tiver diarreia, o médico pode recomendar uma mudança na dieta para reduzir a ingestão de sacarose, lactose e de outros carboidratos, ou não tomar Zavesca® com alimentos ou reduzir temporariamente a dose. Em alguns casos, o médico pode prescrever um anti-diarreico tal como a loperamida. Foram notificados casos de doença de Crohn (uma doença inflamatória que afeta o intestino) em pacientes com doença de Niemann-Pick tipo C tratados com Zavesca®. Se você não melhorar, ou apresentar dor abdominal, consulte o seu médico. O seu médico poderá investigar mais para determinar se existe outra causa para os seus sintomas.
Zavesca® pode causar tonturas. Se você sentir tonturas, não dirigir ou operar máquinas durante o tratamento com Zavesca®.
Antes de utilizar Zavesca®, informe o seu médico se:
- Você está grávida ou pretende engravidar;
- Você está amamentando;
- Você não está utilizando um método contraceptivo confiável;
- Você apresentar problemas renais ou hepáticos;
- Você está tomando ou tomou recentemente outros medicamentos.
Os eventos adversos devem ser comunicados ao seu médico.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Cerezyme* administrado em conjunto com Zavesca® pode diminuir a exposição do seu corpo ao Zavesca®.
Gravidez e amamentação
Você não deve tomar Zavesca® se você está grávida ou pretende engravidar. Seu médico pode dar-lhe informações adicionais. Você deve usar um método contraceptivo confiável durante o tratamento com Zavesca®.
Não amamente enquanto estiver tomando Zavesca®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)