Quais cuidados devo ter ao usar o Yescarta?
Antes de obter Yescarta®, informe seu profissional de saúde sobre todos os seus problemas médicos, incluindo se você tem ou teve:
- Problemas neurológicos (como convulsões, derrame ou perda de memória);
- Problemas pulmonares ou respiratórios;
- Problemas cardíacos;
- Problemas hepáticos;
- Problemas renais;
- Uma infecção recente ou ativa.
Informe o seu profissional de saúde sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo prescrição e medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos herbáceos.
Yescarta® pode causar reações adversas que são de ameaça à vida e podem levar à morte. Consulte o seu profissional de saúde ou obtenha ajuda de emergência imediatamente se você tiver:
- Febre (38°C ou superior);
- Dificuldade respiratória;
- Calafrios ou calafrios com tremores;
- Confusão;
- Tontura ou vertigem;
- Náusea grave, vômito ou diarreia;
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares;
- Fadiga ou fraqueza grave.
O seu médico irá verificar regularmente os seus hemogramas, uma vez que o número de células sanguíneas e outros componentes do sangue podem diminuir.
Não doe sangue, órgãos, tecidos ou células para transplantes.
Se alguma das situações acima se aplicar a você (ou se você não tiver certeza), converse com seu médico antes de receber Yescarta®. O seu médico pode precisar de um cuidado especial com você durante o seu tratamento com Yescarta®.
Seu médico solicitará exames de sorologia para vírus da hepatite B (HBV), vírus da hepatite C (HCV), vírus da imunodeficiência humana (HIV) e vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV) antes da coleta das células para fabricação do seu produto.
Crianças e adolescentes
Yescarta® não deve ser administrado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.
Gravidez e contracepção, amamentação e fertilidade masculina
Se está grávida ou a amamentar, se acha que está grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico antes de lhe ser administrado este medicamento. Isso ocorre porque os efeitos de Yescarta® em mulheres grávidas ou a amamentar são desconhecidos e podem causar danos no feto ou no bebê a ser amamentado.
- Se você está grávida ou acha que está grávida após o tratamento com Yescarta®, fale com seu médico imediatamente.
- Você deverá realizar um teste de gravidez antes do início do tratamento. Yescarta® só deve ser administrado se os resultados mostrarem que você não está grávida.
Discuta a gravidez com seu médico se você recebeu Yescarta®.
Categoria C de risco na gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Não dirija, opere máquinas pesadas ou faça outras coisas perigosas por 8 semanas depois de receber Yescarta® porque o tratamento pode causar sonolência, confusão, fraqueza e problemas temporários de memória e coordenação.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)