Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vitergan Pré-Natal maior do que a recomendada?
A superdosagem do medicamento pode ocasionar os seguintes sintomas:
Distúrbios Cardiovasculares e Respiratórios:
Hipotensão (pressão arterial anormalmente baixa); colapsos cardiovasculares (perda de fluxo sanguíneo efetivo devido à disfunção aguda do coração e ou da circulação periférica); arritmia cardíaca (irregularidade no ritmo ou mudança na frequência dos batimentos do coração); tosse; edema pulmonar (aumento na quantidade de líquido extravascular no pulmão); coriza (inflamação das mucosas nasais); espirros e depressão respiratória (diminuição do ritmo e intensidade da respiração).
Distúrbios Cutâneos:
Erupções cutâneas (manchas na pele).
Distúrbios Endócrinos:
Perda de apetite; sede e febre.
Distúrbios Gastrintestinais:
Náusea (enjoo); vômito; flatulência (presença de uma quantidade excessiva de gás no estômago ou no intestino); dores abdominais; constipação (dificuldade anormal de evacuar); diarreia comum e/ou com sangue; gosto metálico e/ou amargo na boca; queimação na boca e na garganta; aumento da saliva.
Distúrbios Hematológicos:
Azotemia (presença de quantidades excessivas de produtos azotados no sangue, como ureia e creatinina).
Distúrbios Musculares / ósseos:
Fraqueza muscular; fadiga (cansaço); dor muscular; dor óssea.
Distúrbios do Sistema Nervoso:
Sonolência; cefaleia (dor de cabeça); mal-estar; apatia (ausência de emoção com atividade reduzida, indiferença, insensibilidade); irritabilidade; confusão; perda de reflexos; alteração do padrão do sono; excitabilidade; aumento da frequência de tonturas e comportamento psicótico (distúrbio mental que causa distorção ou desorganização da capacidade mental do indivíduo).
Distúrbios Urogenitais:
Poliúria (eliminação de uma grande quantidade de urina com um aumento na frequência urinária); redução no fluxo menstrual.
Outros:
Dor nos dentes ou na gengiva; irritação nos olhos; depleção de zinco (diminuição da quantidade de zinco no organismo); unhas quebradiças; gengivites (inflamação da gengiva) e perda de cabelo.
Altas quantidades de vitamina B2 (200mg duas vezes ao dia) podem causar erros nos resultados dos ensaios Abbott TDx.
Caso ocorrer ingestão acidental de doses muito acima das recomendadas, você deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)