Quais cuidados devo ter ao usar o Vigam Liquid?
Caso você esteja recebendo Vigam Liquid pela primeira vez, e tiver agamaglobulinemia ou hipogamaglobulinemia grave, a infusão deverá ser realizada sob monitoração constante e cuidadosa, por equipe de enfermagem devidamente treinada, visto que você pode ter reações inflamatórias. Durante os primeiros 15 minutos da infusão, seus sinais vitais devem ser monitorados com extremo cuidado.
A taxa de infusão máxima recomendada que você receber, nunca deve ser excedida.
Você deve ser monitorado cuidadosamente se o último tratamento foi há mais de 8 semanas; e se recentemente teve uma infecção aguda.
Pacientes submetidos, pela primeira vez, à terapia de IgG, geralmente experimentam com maior frequência os efeitos menores do que aqueles que foram submetidos a uma terapia mais prolongada, devendo estes últimos serem atentamente acompanhados durante a primeira hora depois da primeira infusão. Todos os outros pacientes devem ser observados por, pelo menos, 20 minutos após a administração de Vigam Liquid.
Devido à presença de sacarose na composição de Vigam Liquid, considerações cuidadosas devem ser feitas antes da administração do produto em pacientes diabéticos.
Deve-se administrar Vigam Liquid cuidadosamente em pacientes idosos, obesos e com falhas de funções renais, pois é alto o risco de ocorrência de superdose.
Atenção diabéticos: este medicamento contém sacarose.
As orientações contidas nesta bula devem ser rigorosamente seguidas. Cada caso deve ser individualmente monitorado e constantemente avaliado segundo as condições do paciente.
Uma vez preparada, a solução deve ser imediatamente administrada por infusão. Qualquer conteúdo remanescente do produto deve ser descartado.
Vigam Liquid não deve ser submetido ao congelamento. Não agitar o frasco-ampola para que não ocorra a formação de espuma.
Uso em Idosos, Crianças e Outros Grupos de Risco
Efeitos na habilidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não há indicações que Vigam Liquid diminua a habilidade de dirigir ou operar maquinário. Vigam Liquid é para uso exclusivamente intravenoso.
Uso na gravidez e lactação
A vasta experiência clínica com imunoglobulinas não indica a ocorrência de efeitos prejudiciais durante a gravidez, no feto ou no recém-nascido. As imunoglobulinas são excretadas no leite materno e podem contribuir na transferência de anticorpo de proteção para o recém-nascido. Admite-se que haja passagem transplacentária da imunoglobulina IgG para o feto.
Portanto, como precaução segura, Vigam Liquid deve ser apenas administrado, se claramente necessário, durante a gravidez e lactação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso em idosos
A administração de Vigam Liquid em idosos, obesos e pacientes com falhas de funções renais (incluindo diabéticos em risco de falência renal) deve ser feita com muito cuidado para se evitar a superdose. Em pacientes com sinais de isquemia cardíaca ou cerebral, o aumento na viscosidade causado por uma infusão de imunoglobulina pode ser um risco. Nestes grupos de pacientes, soluções de 5 – 6%, tal como Vigam Liquid, deveria ser usado e ser injetados no máximo 400 mg/Kg por dia.
Os níveis de creatinina deverão ser medidos durante 3 dias após a infusão intravenosa de IgG.
Vigam Liquid não apresenta interações com outros medicamentos conhecidos até o momento. Entretanto, é aconselhável não misturá-lo a outros medicamentos ou líquidos de infusão ou sangue.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)