Como usar - Vepesid

Bula Vepesid

Princípio ativo: Etoposídeo

Classe Terapêutica: Agentes Antineoplásicos Vinca Alcalóides

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Vepesid?

Não há estudos dos efeitos de Vepesid cápsulas administrado por vias não recomendadas (por vias que não sejam por via oral). Portanto, por segurança e eficácia (melhores resultados) desta apresentação, a administração deve ser somente pela via oral. O tempo de duração do seu tratamento deve estar de acordo com a orientação médica.

O tempo de duração do seu tratamento deve estar de acordo com a orientação médica.

Instruções para uso, manuseio e descarte

Procedimentos para o manuseio e descarte adequados das drogas anti-câncer devem ser seguidos. Para minimizar o risco de exposição dérmica, deve-se sempre utilizar luvas impermeáveis quando manusear Vepesid cápsulas. Isto se aplica para o manuseio das atividades clínicas, farmacêuticas, de armazenamento, e cuidados domésticos, incluindo esvaziamento do frasco e inspeção, transporte dentro de uma instalação, e preparação da dose e administração.

Para segurança e eficácia desta apresentação, o Vepesid cápsulas não deve ser administrado por vias não recomendadas.

A administração deve ser somente pela via oral.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado

Posologia

A dose oral habitual de Vepesid é de 100-200 mg/m2/dia, nos dias 1 a 5, ou 200 mg/m2/dia, nos dias 1, 3 e 5, a cada 3 a 4 semanas, em combinação com outros medicamentos aprovados para uso na doença a ser tratada.

A dose de Vepesid cápsulas está baseada na dose intravenosa recomendada, considerando-se a biodisponibilidade dependente da dose de Vepesid cápsulas. Uma dose oral de 100 mg seria comparável a uma dose de 75 mg por via intravenosa; uma dose oral de 400 mg seria comparável a uma dose de 200 mg por via intravenosa. A biodisponibilidade também varia de paciente para paciente após qualquer dose oral. Isto deve ser levado em consideração ao se prescrever este medicamento. Em vista da variabilidade intra- paciente significativa, o ajuste de dose pode ser necessário para atingir o efeito terapêutico desejado.

A dose deverá ser modificada em função dos efeitos mielodepressores de outras drogas administradas em associação ou dos efeitos de radioterapia prévia ou quimioterapia, que possam ter comprometido a reserva da medula óssea. 

Um esquema posológico alternativo de Vepesid cápsulas consiste em 50 mg/m2 por dia durante 2 a 3 semanas, com a repetição dos ciclos após um intervalo de uma semana ou mediante a recuperação da mielodepressão.

Doses diárias superiores a 200 mg devem ser administradas em doses divididas (duas vezes ao dia).

As cápsulas devem ser ingeridas com o estômago vazio.

Insuficiência renal:

O ajuste de dose é recomendado para pacientes com clearence de creatinina de 50 ml/min ou menos. Em pacientes com função renal prejudicada, a seguinte modificação da dose inicial deve ser considerada, baseada na medida do clearance de creatinina: 

Medida do Clearance da Creatinina

Dose de Etoposídeo 

> 50 mL/min 

100% da dose 

15–50 mL/min

75% da dose 

As doses subsequentes devem ser baseadas na tolerância do paciente e nos efeitos clínicos. Não há dados disponíveis em pacientes com clearance de creatinina < 15 mL/min, porém a redução adicional da dose deve ser considerada nesses pacientes.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Vepesid?

Se você se esqueceu de tomar Vepesid no horário pré-estabelecido, por favor, procure seu médico.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. 

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.