Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Varilrix?
Indivíduos sadios
Reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Dor no local da injeção, vermelhidão.
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Erupções na pele, inchaço no local da injeção*, febre (temperatura oral/axilar ≥37,5°C ou temperatura retal ≥38,0°C)*.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Infecção de ouvido, nariz ou garganta;
- Aumento dos gânglios linfáticos (formação de ínguas);
- Irritabilidade, dores de cabeça, sonolência;
- Tosse, nariz entupido ou com coriza e espirros (rinite);
- Enjoo, vômito;
- Lesões na pele semelhantes às da catapora, coceira;
- Dores nas articulações e nos músculos;
- Febre (temperatura oral/axilar >39,0°c ou temperatura retal >39,5°c), cansaço, mal-estar;
Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000)
- Conjuntivite, dor abdominal, diarreia e urticária (alergia na pele).
*Inchaço no local da injeção e febre foram relatados com frequência em estudos conduzidos em adolescentes e adultos.
Uma tendência de maior incidência de dor, vermelhidão e inchaço após a segunda dose da vacina foi observada quando comparada a primeira dose.
Não houve nenhuma diferença de reações entre os indivíduos que eram soropositivos (portadores do vírus) ao tomar a vacina e os que eram soronegativos (não tinham o vírus).
Pacientes de alto risco
Os dados disponíveis obtidos em estudos clínicos com pacientes que apresentavam alto risco de contrair catapora grave são limitados. Entretanto, as reações à vacina (principalmente lesões de pele semelhantes às da catapora e febre) são em geral leves. Da mesma forma que em indivíduos sadios, nos pacientes de alto risco a vermelhidão, a rigidez e a dor no local da injeção são leves e passageiras.
Vigilância pós-comercialização
Durante a vigilância pós-comercialização, as seguintes reações adicionais foram relatadas após a vacinação contra varicela:
Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000)
- Herpes zóster, trombocitopenia, reações alérgicas e quadro súbito de falta de ar com queda da pressão arterial (anafilaxia); encefalite (inflamação do cérebro), acidente cerebrovascular, cerebelite (inflamação do cerebelo), síndrome similar à cerebelite (incluindo distúrbios da marcha transitória e ataxia transitória), convulsões, vasculite [incluindo púrpura de Henoch Schonlein e síndrome de Kawasaki (os principais sintomas dessa doença são febre, que dura mais de 5 dias, associada a erupção cutânea no tronco, por vezes seguida de descamação da pele das mãos e dos dedos, além de gânglios linfáticos inchados no pescoço e de olhos, lábios, língua e garganta vermelhos)], eritema multiforme (erupções graves na pele).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)