Como usar o Valsartana + Hidroclorotiazida Biosintética - Aché?
A dose recomendada de Valsartana + Hidroclorotiazida é de 1 comprimido uma vez ao dia. Quando clinicamente apropriado pode ser usado 80 mg de valsartana e 12,5 mg de hidroclorotiazida ou 160 mg de valsartana e 12,5 mg de hidroclorotiazida ou 320 mg de valsartana e 12,5 mg de hidroclorotiazida. Quando necessário, 160 mg de valsartana e 25 mg de hidroclorotiazida ou 320 mg de valsartana e 25 mg de hidroclorotiazida pode ser usado. O efeito anti-hipertensivo máximo manifesta-se dentro de 2 a 4 semanas.
Insuficiência renal
Não é necessário ajustar a dose em pacientes com insuficiência renal leve a moderada (Taxa de Filtração Glomerular (TFG) ≥ 30 mL/min). Devido ao componente hidroclorotiazida, Valsartana + Hidroclorotiazida é contraindicado em pacientes com anúria e deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal grave (TFG < 30 mL/min). Diuréticos tiazídicos são ineficientes como monoterapia na insuficiência renal grave (TFG < 30 mL/min), mas podem ser úteis nestes pacientes quando utilizados com a devida cautela e em combinação com um diurético de alça, mesmo em pacientes com TFG < 30 mL/min.
Insuficiência hepática
Nenhum ajuste de dose é necessário em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada. Devido ao componente hidroclorotiazida, Valsartana + Hidroclorotiazida deve ser utilizado com cautela especial em pacientes com insuficiência hepática grave.
Devido ao componente valsartana, Valsartana + Hidroclorotiazida deve ser utilizado com cautela especial em pacientes com distúrbios biliares obstrutivos.
Pacientes pediátricos (abaixo de 18 anos)
A segurança e a eficácia de Valsartana + Hidroclorotiazida não foram estabelecidas.
Pacientes idosos
Não é necessário ajuste de dose.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)