Quais cuidados devo ter ao usar o Uplizna?
Converse com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de receber Uplizna se você:
- Apresentar ou achar que apresenta uma infecção.
- Já tomou, toma ou planeja tomar medicamentos que afetam o seu sistema imunológico ou outros tratamentos para DENMO. Estes medicamentos podem aumentar o risco de contrair uma infecção.
- Já teve hepatite B ou é portador do vírus da hepatite B.
- Foi vacinado recentemente ou está programado para receber alguma vacina. Você deve tomar todas as vacinas exigidas pelo menos 4 semanas antes de iniciar o tratamento com Uplizna.
- Tem fraqueza em um lado do corpo, tem perda de coordenação em seus braços e pernas, tem alterações na sua visão, tem alterações no pensamento ou na memória, tem confusão ou tem alterações na sua personalidade. Todos estes podem ser sintomas de uma condição cerebral grave e potencialmente fatal conhecida como leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP).
Reações relacionadas à infusão
Uplizna pode causar reações relacionadas à infusão, que podem incluir:
Dor de cabeça, enjoo (náusea), sonolência, falta de ar, febre, dor muscular, erupção cutânea ou outros sintomas. O tratamento pode ser interrompido ou suspenso se ocorrerem sintomas.
Crianças e adolescentes
Este medicamento não deve ser administrado a crianças e adolescentes porque não foi estudado nessa população.
Gravidez, amamentação e fertilidade
Se você está grávida, acha que está grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico antes que este medicamento seja administrado a você.
Gravidez
Uplizna não deve ser usado durante a gravidez porque o medicamento pode atravessar a placenta e afetar o bebê. Se você tem potencial para engravidar, deve usar métodos anticoncepcionais (contraceptivos) continuamente assim que começar a receber Uplizna. Se o seu médico recomendar que você pare o tratamento, continue a contracepção por até 6 meses após a última infusão. Bebês de mães expostas a inebilizumabe durante a gravidez não devem receber vacinas bacterianas ou virais atenuadas antes de confirmar a recuperação das contagens de células B uma vez que pode haver um risco aumentado dessas vacinas. Se engravidar durante o tratamento com Uplizna, informe o seu médico ou cirurgião-dentista para entender sobre os cuidados a serem tomados em relação ao uso de vacinas para seu bebê.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Amamentação
Não se sabe se Uplizna passa para o leite materno. Se estiver amamentando, converse com o seu médico ou pediatra da criança sobre a melhor forma de alimentar o seu bebê se iniciar o tratamento com Uplizna.
Fertilidade
Não se sabe se Uplizna afeta a fertilidade em humanos. Em estudos em animais, Uplizna demonstrou reduzir a fertilidade, mas a relevância desses achados para a fertilidade humana não é clara.
Direção e uso de máquinas
Não se espera que Uplizna afete a sua capacidade de dirigir e usar máquinas.
Uplizna contém sódio
Este remédio contém 48 mg de sódio (principal componente do sal de cozinha) em cada infusão. Isso é equivalente a 2% da ingestão diária máxima recomendada na alimentação para um adulto.
Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose. Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando, assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)