Como usar o Truvada?
Uso de Truvada para tratamento da infecção pelo HIV-1
- Tome Truvada exatamente como seu médico prescreveu. Siga a orientação de seu médico, exatamente como escrito na receita.
- A dose usual do Truvada é de 1 comprimido, uma vez ao dia. Truvada é sempre usado com outros medicamentos anti-HIV-1. Se você possui problemas renais precisará reduzir a dose de Truvada.
- Truvada pode ser ingerido com ou sem alimentos. Os alimentos não interferem com a ação do Truvada. Tome Truvada na mesma hora, todos os dias.
- Quando a sua reserva de comprimidos de Truvada ficar baixa, obtenha mais com seu médico ou farmacêutico. Isto é muito importante, pois a quantidade de vírus no sangue pode aumentar se a administração do medicamento for interrompida mesmo por um curto intervalo de tempo. O vírus pode desenvolver resistência ao Truvada e tornar o tratamento mais difícil.
- Não modifique sua dose ou interrompa o tratamento com Truvada sem falar primeiro com seu médico. Permaneça sob acompanhamento médico durante o tratamento com Truvada.
Uso de Truvada para reduzir seu risco de contrair HIV-1
- Tome Truvada todos os dias, não somente quando você pensar que tiver sido exposto (a) ao HIV-1. Você deve tomar Truvada todos os dias pelo tempo que você permanecer exposto ao risco de infecção pelo HIV.
- A dose usual do Truvada é de um comprimido, uma vez ao dia.
- Truvada pode ser ingerido com ou sem alimentos. Os alimentos não interferem com a ação do Truvada. Tome Truvada na mesma hora, todos os dias.
- Apenas tomar Truvada pode não evitar com que você contraia HIV-1. Você deve continuar a usar práticas sexuais mais seguras quando você toma Truvada para reduzir o seu risco de contrair HIV-1.
- Você deve se manter HIV negativo para continuar tomando Truvada para reduzir seu risco de infecção.
- Saiba a sua situação sobre o HIV-1 e a situação de HIV-1 do(s) seu(s) parceiro(s).
- Faça o teste para o HIV-1 pelo menos a cada 3 meses ou quando o seu médico lhe disser.
- Faça o teste para outras infecções transmitidas sexualmente como a sífilis e a gonorreia. Estas infecções facilitam com que o HIV-1 infecte você.
- Se você achar que foi exposto (a) ao HIV-1, informe ao seu médico imediatamente. Ele pode querer fazer mais testes para ter certeza que você continua HIV-negativo.
- Obtenha informação e apoio para ajudar a reduzir um comportamento sexual de risco.
- Tenha menos parceiros sexuais.
Se você se tornar HIV positivo, você precisará de mais medicamentos além do Truvada para tratar o HIV-1. O Truvada por si só não é um tratamento completo para o HIV-1.
- Se você tiver o HIV-1 e tomar apenas Truvada, o seu HIV-1 poderá se tornar mais difícil de tratar com o tempo.
Não perca nenhuma dose de Truvada. A perda de doses diminui a quantidade de medicamento no seu sangue
Renove sua prescrição de Truvada antes que seu medicamento termine
Não modifique sua dose ou interrompa o tratamento com Truvada sem falar primeiro com seu médico. Permaneça sob acompanhamento médico durante o tratamento com Truvada.
Se você tomar Truvada em excesso, entre em contato imediatamente com o seu médico ou vá até o pronto-socorro do hospital mais próximo.
Leia atentamente o item "Quais cuidados devo ter ao usar o Truvada?" - subitem "O que devo evitar enquanto tomar Truvada" e converse com o seu médico para obter mais informações sobre como prevenir a infecção pelo HIV-1.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Advertência - O uso incorreto pode causar resistência ao vírus da AIDS e falha no tratamento.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)