Quais cuidados devo ter ao usar o Trumenba?
Assim como para todas as vacinas injetáveis, a supervisão e um tratamento médico apropriado sempre devem estar prontamente disponíveis para um raro evento anafilático após a administração da vacina. Trumenba® não deve ser administrado por via intravenosa, intradérmica ou subcutânea.
Assim como acontece com outras vacinas injetáveis, a síncope (desmaio) pode ocorrer em associação com a administração de Trumenba®. Procedimentos devem estar previstos para evitar lesões por desmaio.
Assim como em qualquer vacina intramuscular, Trumenba® deve ser administrado com cuidado em indivíduos com trombocitopenia (diminuição das células de coagulação do sangue: plaquetas) ou qualquer problema de coagulação ou em pessoas que recebem medicação anticoagulante, a menos que o potencial benefício supere claramente o risco de administração.
Pessoas imunocomprometidas, incluindo indivíduos que recebem quimioterapia ou medicações imunossupressoras, podem apresentar uma diminuição na resposta imunológica a Trumenba®.
Pessoas com certas deficiências específicas do sistema imune, a saber, a deficiência de um componente chamado complemento, e pessoas recebendo tratamento que inibe a ativação de parte específica do sistema imune chamada complemento terminal (por exemplo, tratamento com eculizumabe) têm risco aumentado de doença invasiva causada por Neisseria meningitidis dos sorogrupos B, mesmo que desenvolvam anticorpos após a vacinação com Trumenba®.
Tal como acontece com qualquer vacina, a vacinação com Trumenba® pode não proteger todos os receptores da vacina.
Assim como para outras vacinas, a administração da vacina Trumenba® deve ser adiada em indivíduos que estejam com doença febril aguda grave. Entretanto, a presença de uma infecção menor, como resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Trumenba® apresentou influência desprezível ou nenhuma na capacidade de dirigir e operar máquinas. Entretanto, alguns efeitos mencionados no item "Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Trumenba?" podem afetar temporariamente a habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Fertilidade, Gravidez e Lactação
Não há dados disponíveis sobre o uso de Trumenba® durante a gravidez e lactação. Trumenba® deve ser utilizado durante a gravidez e lactação apenas se os benefícios do tratamento superarem os riscos potenciais.
Estudos em animais não indicaram efeitos nocivos (prejudiciais) à fertilidade feminina.
Não há dados sobre a fertilidade em humanos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)