Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tresiba?
Como os demais medicamentos, Tresiba® pode causar efeitos colaterais, embora nem todos os pacientes os apresentem:
Alterações da pele no local da injeção
- Se você injetar insulina no mesmo local, o tecido adiposo pode encolher (lipoatrofia) ou ficar mais espesso (lipohipertrofia) (podem ocorrer em até 1 em 100 pessoas). Caroços sob a pele também podem ser causados pelo acúmulo de uma proteína chamada amilóide (amiloidose cutânea; a frequência com que isso ocorre é desconhecida). A insulina pode não funcionar muito bem se você injetar em uma área irregular, encolhida ou mais espessa. Alterne o local da injeção a cada aplicação para ajudar a prevenir essas alterações na pele.
Reação muito comum (pode ocorrer em mais 1 em 10 pacientes)
- Hipoglicemia (nível muito baixo de açúcar no sangue), que pode ser muito grave. Se seu nível de açúcar no sangue diminuir demais você pode ficar inconsciente. Hipoglicemia grave pode causar dano cerebral e pode ser fatal. Se você tiver sintomas de baixo nível de açúcar no sangue, tome ações para aumentar o nível de açúcar no sangue imediatamente.
Reação comum (pode ocorrer em até 1 em 10 pacientes)
Reações locais
Pode ocorrer reação no local de aplicação.
Os sinais podem incluir:
- Dor, vermelhidão, urticária, inchaço e coceira. As reações geralmente desaparecem depois de alguns dias. Consulte o seu médico se não desaparecerem após algumas semanas. Pare de usar Tresiba® e consulte um médico imediatamente caso as reações se tornem graves.
Reações incomuns (pode ocorrer em até 1 em 100 pacientes)
Inchaço ao redor das suas articulações
- Quando você começa a utilizar o medicamento, seu corpo pode reter mais água do que deveria. Isso pode causar inchaço ao redor dos tornozelos e outras articulações. Isto geralmente é de curta duração.
Reações raras (pode ocorrer em até 1 em 1000 pacientes)
- Este medicamento pode causar reações alérgicas tais como urticária, inchaço da língua e dos lábios, diarréia, cansaço, náuseas e coceira.
Reação alérgica grave
Se você tiver uma reação alérgica grave ao Tresiba® ou a qualquer um de seus componentes, pare de usar Tresiba® e consulte um médico imediatamente.
Os sinais de uma reação alérgica grave são:
- As reações locais espalham para outras partes do seu corpo;
- Você de repente se sente mal e transpira;
- Você começar a apresentar vômitos;
- Você sente dificuldade em respirar;
- Você apresenta batimento cardíaco rápido ou sensação de tontura.
Outros efeitos do tratamento do diabetes
Nível muito baixo de açúcar no sangue (hipoglicemia)
Nível muito baixo de açúcar no sangue pode ocorrer se você:
- Tomar bebidas alcoólicas; usar muita insulina; exercitar-se mais do que o normal; comer muito pouco ou pular uma refeição.
Sinais de alerta de nível muito baixo de açúcar no sangue - estes podem surgir rapidamente:
- Dor de cabeça, fala arrastada, batimento cardíaco acelerado, suor frio, pele fria e pálida, sentir-se adoentado, sentir muita fome, tremor ou sensação de nervoso ou preocupação, sentir um cansaço anormal, fraqueza e sonolência, sensação de confusão, dificuldade de concentração, mudanças de curta duração na sua visão.
O que fazer se você apresentar níveis muito baixos de açúcar no sangue
- Coma açúcar ou outro alimento muito açucarado como doces, biscoitos ou suco de fruta (sempre leve açúcar ou alimento muito açucarado, por precaução).
- Se possível dose o açúcar no sangue e descanse. Você pode precisar medir o açúcar no sangue mais de uma vez, visto que com toda insulina basal a melhora pode demorar.
- Aguarde até que os sinais de baixo nível de açúcar no sangue tenham desaparecido ou que o seu nível de açúcar no sangue se restabeleça. Em seguida, continue com a sua insulina, como de costume.
O que os outros precisam fazer caso você desmaie:
- Informe que você tem diabetes a todos com quem você passa mais tempo. Informe a eles o que pode acontecer, incluindo o risco de desmaiar quando o nível de açúcar no sangue ficar muito baixo.
Eles devem saber que, se você desmaiar, eles devem:
- Virar você de lado;
- Obter ajuda médica imediatamente;
- Não dar a você nada para comer ou beber, pois você poderá engasgar.
Você pode se recuperar mais rapidamente do desmaio com uma injeção de glucagon. Esta só pode ser administrada por alguém que saiba como usá-la.
- Se você receber glucagon, você vai precisar de açúcar ou um alimento açucarado assim que você se recuperar;
- Se você não responder a uma injeção de glucagon, você terá que ser tratado em um hospital;
- Se a hipoglicemia grave não for tratada ao longo do tempo, pode ocorrer dano cerebral. Isto pode ser de curta ou longa duração e pode levar à morte.
Converse com seu médico se:
- O nível de açúcar no sangue ficou tão baixo que você desmaiou;
- Você usou uma injeção de glucagon;
- Você apresentou hipoglicemia algumas vezes recentemente.
Isso pode acontecer porque a dose ou o horário de suas aplicações de insulina, alimentação ou exercício podem precisar ser alterados.
Nível muito alto de açúcar no sangue (hiperglicemia)
Nível muito alto de açúcar no sangue pode acontecer se você:
- Comer mais ou se exercitar menos do que o habitual; tomar bebida alcoólica; tiver uma infecção ou febre; não usar insulina suficiente; usar constantemente menos insulina do que você precisa; esquecer de usar a sua insulina ou parar de usar a insulina sem falar com seu médico.
Sinais de alerta de nível muito alto de açúcar no sangue - estes normalmente aparecem gradualmente:
- Vermelhidão da pele, pele seca, sonolência ou cansaço; boca seca, respiração com odor de fruta (hálito cetônico); urinar com mais frequência, sensação de sede; perda de apetite, mal-estar (náuseas ou vômitos).
- Estes podem ser sinais de uma condição muito grave chamada cetoacidose. Este é um acúmulo de ácido no sangue porque o corpo está utilizando a gordura em vez de açúcar. Se não for tratada, esta pode levar ao coma diabético e eventualmente à morte.
O que fazer se você apresentar nível muito alto de açúcar no sangue:
- Teste seu nível de açúcar no sangue;
- Se puder, teste sua urina para cetonas;
- Obtenha ajuda médica imediatamente.
Se você apresentar qualquer efeito colateral, fale com o seu médico ou profissional de saúde. Isto inclui quaisquer possíveis efeitos colaterais não mencionados nesta bula.
Atenção: este produto é um medicamento que possui nova indicação terapêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)