Quais cuidados devo ter ao usar o Trazimera?
A terapia com Trazimera® deve ser iniciada somente sob a supervisão de um médico experiente no tratamento de pacientes com câncer.
Existem várias condições que exigem cuidados especiais na administração deste medicamento, embora não sejam contraindicações absolutas. Entre elas, as mais comuns são insuficiência cardíaca, angina do peito, pressão alta não controlada e dispneia (falta de ar) em repouso. Seu médico saberá identificar essas situações e adotar as medidas adequadas.
Pacientes idosos
Não foram realizados estudos específicos em pessoas com idade acima de 65 anos. Nos estudos clínicos, pacientes idosos receberam as mesmas doses de Trazimera® indicadas para adultos jovens.
Crianças
A segurança e a eficácia de Trazimera® em pacientes menores de 18 anos não foram estabelecidas.
Exclusivo Injetável 440 mg: Este medicamento contém álcool benzílico, que pode ser tóxico, principalmente para recém-nascidos e crianças de até 3 anos.
Pacientes com insuficiência renal (distúrbios nos rins)
Em uma análise de farmacocinética populacional, foi demonstrada que a insuficiência renal não afeta a biodisponibilidade de trastuzumabe.
Pacientes com insuficiência hepática (distúrbios no fígado)
Não foram realizados estudos específicos em populações de pacientes com insuficiência hepática.
Gravidez e amamentação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez
Trazimera® deve ser evitado durante a gravidez, a menos que os potenciais benefícios para a mãe superem os riscos potenciais para o feto. No período de pós-comercialização, foram relatados casos de problemas de crescimento e/ou insuficiência renal em fetos associados ao oligoâmnio (baixa produção de líquido amniótico) em mulheres grávidas que receberam Trazimera®, alguns associados à hipoplasia pulmonar (pulmão pouco desenvolvido) fatal ao feto. As mulheres em idade fértil devem ser instruídas a usar métodos contraceptivos efetivos durante o tratamento com Trazimera® e por 7 meses após o término do tratamento. As mulheres que engravidarem devem ser informadas sobre a possibilidade de dano ao feto. Se uma mulher grávida for tratada com Trazimera®, ou se a paciente engravidar enquanto estiver sendo tratada com Trazimera® ou dentro do período de 7 meses após a última dose de Trazimera®, é aconselhável monitoramento cuidadoso por uma equipe multidisciplinar. Se ocorrer gravidez durante o uso ou nos 7 meses seguintes da última dose de Trazimera®, por favor, reporte imediatamente ao Serviço de Atendimento ao Consumidor Wyeth 08000 160625. Informações adicionais serão requeridas durante a gravidez exposta ao Trazimera®.
Não se sabe se Trazimera® pode afetar a capacidade de reprodução.
Não se sabe se o trastuzumabe é excretado no leite humano. Informe ao médico se estiver amamentando. Você não deve amamentar enquanto estiver em tratamento com Trazimera®.
Hematotoxicidade (relacionada ao sangue)
Neutropenia febril (redução de um dos tipos de glóbulos brancos, responsável pela defesa de infecções), leucopenia (redução do número de células brancas sanguíneas), anemia (diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue), trombocitopenia (redução das plaquetas que auxiliam na coagulação do sangue) e neutropenia (redução de um dos tipos de glóbulos brancos, responsável pela defesa de infecções) ocorreram muito comumente. A frequência de ocorrência de hipoprotrombinemia (diminuição da taxa de protrombina sanguínea que pode ocasionar o aparecimento de hemorragias) não é conhecida. O risco de neutropenia pode ser ligeiramente aumentado quando o trastuzumabe é administrado com docetaxel após terapia com antraciclinas (classe de substâncias usadas em quimioterapia).
Capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Trazimera® pode ter uma influência menor sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Tontura e sonolência podem ocorrer durante o tratamento com Trazimera®.
Pacientes que apresentam sintomas relacionados à infusão, devem ser orientados a não dirigir veículos ou operar máquinas até que os sintomas sejam resolvidos por completo.
Até o momento não há informações de que Trazimera® (trastuzumabe) possa causar doping. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)