Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Torzemin para Cães Avert?
O estudo de segurança realizado com Torzemin®, administrado na dose recomendada de 0,2 mg/kg a cada 12 horas por até 28 dias consecutivos, demonstrou que o produto é seguro. Os efeitos adversos observados foram de natureza leve e transitória, tais como diminuição do apetite, aumento da ingestão hídrica, êmese, presença de fezes pastosas e redução da pressão arterial, porém sem causar hipotensão.
Verificaram-se alterações nos exames hematológicos, tais como aumento do hematócrito, elevação do número de hemácias e dos níveis de hemoglobina, hiperproteinemia, aumento dos níveis de albumina, elevação dos níveis de creatinina sérica, uremia, redução dos níveis de de potássio e hipocloremia. Há aumento da produção de urina, que se torna mais diluída (cor, aspecto, densidade), e elevação do pH. O aumento da diurese poderá causar desidratação.
Torzemin® aumenta a ingestão hídrica e a frequência urinária. É fundamental manter o paciente com acesso livre à água. A torasemida pode elevar reversivelmente a concentração de glicose sérica, portanto a monitoração da glicemia em pacientes diabéticos é recomendada.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)