Como usar o Timentin?
Timentin deve ser administrado por infusão intravenosa (30 min).
Posologia do Timentin
Adultos
A dose usualmente recomendada para infecções sistêmicas e do trato urinário para adultos pesando em torno de 60 kg é de 3,1g de Timentin a cada 4-6 horas.
Para infecções ginecológicas, Timentin deve ser administrado como se segue:
Infecções moderadas:
200mg/kg/dia em doses divididas a cada 6 horas.
Infecções graves:
300mg/kg/dia em doses divididas a cada 4 horas.
Para pacientes pesando menos que 60 kg, a dose recomendada é de 200-300 mg/kg/dia, baseado no conteúdo de ticarcilina, administrado em doses divididas a cada 4 a 6 horas.
Para pacientes com insuficiência renal, as doses devem ser baseadas no clearance de creatinina, conforme indicado a seguir:
Clearance de creatinina (mL/min) | Dose de Timentin |
> 60 | 3,1g a cada 4 horas |
30-60 | 2,0g a cada 4 horas |
10-30 | 2,0g a cada 8 horas |
< 10 | 2,0g a cada 12 horas |
< 10 e com disfunção hepática | 2,0g a cada 24 horas |
Pacientes em diálise peritoneal | 3,1g a cada 12 horas |
Pacientes em hemodiálise | 2,0g a cada 12 horas, com 3,1g a cada diálise, como complemento |
Para calcular o clearance de creatinina a partir do valor de creatinina sérica, utiliza-se a seguinte fórmula:

Este cálculo é para adultos do sexo masculino. Para o sexo feminino, considera-se 15% a menos.
A vida média da ticarcilina em pacientes com insuficiência renal é de aproximadamente de 13 (treze) horas.
A dose para cada paciente deve sempre levar em consideração a gravidade e o local da infecção, a sensibilidade do microrganismo infectante, o estado geral do paciente e uma avaliação dos seus mecanismos de defesa.
A duração do tratamento está na dependência da gravidade da infecção. Em geral, Timentin deve ser utilizado por, pelo menos, 2 dias após o desaparecimento dos sinais e sintomas de infecção. A duração usual tem sido de 10 a 14 dias, entretanto, em infecções graves ou de difícil controle, pode ser necessário um tratamento mais prolongado.
Nos casos de infecção crônica do trato urinário, é necessária freqüente análise bacteriológica e avaliação clínica, devendo estas avaliações serem mantidas por alguns meses após o término do tratamento; infecções persistentes podem necessitar tratamento por algumas semanas e doses menores que as indicadas não devem ser usadas.
Em certas infecções envolvendo formação de abscessos, a drenagem cirúrgica adequada deve ser recomendada, concomitante com a terapia antimicrobiana.
Crianças (acima de 12 anos)
A dose usual de Timentin recomendada para crianças é de 80 mg/kg de peso corporal, administrado a cada 6-8 horas.
Para crianças com insuficiência renal, a dose deve ser reduzida da mesma forma que para os adultos.
Administração intravenosa
O frasco de 3,1g deve ser reconstituído acrescentando-se aproximadamente 13 mL de água estéril para injeção USP. Agitar bem. Quando dissolvida, a concentração de ticarcilina será de aproximadamente 200 mg/mL e a do ácido clavulânico de 6,7mg/mL. Proporcionalmente, cada 5,0 mL da dose de 3,1g, reconstituída em 13 mL de diluente, conterá 1g de ticarcilina e 33,5 mg de ácido clavulânico.
Infusão intravenosa
A droga dissolvida deve ser diluída até o volume desejado usando-se solução de glicose 5% USP, solução de cloreto de sódio USP ou solução de Ringer lactato USP, para uma concentração entre 10 mg/mL a 100 mg/mL. A solução reconstituída pode então ser administrada dentro de um período de 30 minutos, por infusão direta ou através de um equipo para infusão. Se este método for usado, é aconselhável descontinuar temporariamente a administração de quaisquer outras soluções durante a infusão de Timentin.
Quando Timentin é administrado em combinação com outro antimicrobiano, tal como um aminoglicosídeo, cada droga deve ser administrada separadamente, de acordo com a dose recomendada e com as vias de administração para cada droga.
Após a reconstituição e antes da administração, Timentin, tal como outras drogas parenterais, deve ser inspecionado visualmente no que se refere a presença de partículas. Caso isto ocorra, a solução deve ser descartada.
Nota: Timentin não é compatível com bicarbonato de sódio.
As soluções não utilizadas devem ser descartadas após os períodos de tempo listados acima.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)