Para que serve - Timentin

Bula Timentin

Princípio ativo: Ticarcilina Dissódica + Clavulanato de Potássio

Classe Terapêutica: Carbenicilinas E Similares

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Timentin, para o que é indicado e para o que serve?

Timentin é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções graves.

Timentin é indicado no tratamento de infecções causadas por cepas de microrganismos sensíveis, nas seguintes condições:

Septicemia

Incluindo bacteremia, causada por cepas de espécies de Klebsiella* produtoras de beta-lactamase, E. coli*, Staphylococcus aureus* e Pseudomonas aeruginosa* (e outras espécies de Pseudomonas*).

Infecções das vias aéreas inferiores

Causadas por cepas de Staphylococcus aureus, Hemophilus influenzae* e Klebsiella spp* produtoras de beta-lactamase.

Infecções dos ossos e articulações

Ccausadas por cepas de Staphylococcus aureus produtoras de beta-lactamase.

Infecções de pele e tecidos moles

Ccausadas por cepas de Staphylococcus aureus, Klebsiella spp* e Escherichia coli*, produtoras de beta-lactamases.

Infecções do trato urinário (complicadas e não-complicadas)

Causadas por cepas produtoras de beta-lactamase de Escherichia coli, Klebsiella spp, Pseudomonas aeruginosa* (e outras espécies de Pseudomonas*), Citrobacter spp*, Enterobacter cloacae*, Serratia marcescens* e Staphylococcus aureus*.

Infecções ginecológicas

Endometrite causada por cepas produtoras de beta-lactamase de B. melaninogenicus*, Enterobacter spp (incluindo E. cloacae*), Eschericha coli, Klebsiella pneumoniae*, Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis.

*A eficácia para este microrganismo, neste sistema orgânico, foi estudada em menos de 10 infecções.

Enquanto Timentin é indicado apenas para as condições listadas acima, as infecções causadas por microrganismos sensíveis à ticarcilina também são sensíveis ao tratamento com Timentin, devido à presença de ticarcilina em sua composição. Por esse motivo, infecções mistas causadas por microrganismos sensíveis à ticarcilina e microrganismos produtores de beta-lactamase sensíveis ao Timentin não requerem tratamento concomitante com outro antibiótico.

Testes apropriados de cultura e sensibilidade devem ser realizados antes do tratamento, a fim de isolar e identificar os microrganismos que estão causando a infecção e para determinar sua sensibilidade ao Timentin. Devido ao seu amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, Timentin é particularmente útil no tratamento de infecções mistas e para a terapia preventiva anterior à identificação dos microrganismos causadores da infecção.

Timentin demonstrou ser eficaz como terapia isolada no tratamento de algumas infecções graves, nas quais normalmente é utilizada uma combinação de antibióticos. A terapia com Timentin pode ser iniciada antes que os resultados de tais testes sejam conhecidos desde que existam razões para supor que a infecção pode envolver quaisquer dos microrganismos produtores de beta-lactamase listados acima; entretanto, uma vez que os resultados sejam conhecidos, a terapia adequada deve ser ajustada.

In vitro, demonstrou-se o sinergismo entre Timentin e aminoglicosídeos contra certas cepas multirresistentes de Pseudomonas aeruginosa. A terapia combinada foi bem-sucedida, especialmente em pacientes com sistema imunológico deficiente. Ambas as drogas devem ser usadas em doses terapêuticas. Assim que os resultados dos testes de cultura e sensibilidade estiverem disponíveis, a terapia antimicrobiana deve ser ajustada.

Como o Timentin funciona?


A ticarcilina é um antibiótico semi-sintético com atividade bactericida de amplo espectro contra muitas bactérias gram-positivas e gram-negativas aeróbicas e anaeróbicas. A ticarcilina é derivada do núcleo básico da penicilina, o ácido 6-amino-penicilânico. No entanto, a ticarcilina é suscetível à degradação por beta-lactamases e, portanto, o espectro da atividade normalmente não inclui os organismos que produzem essas enzimas.

O ácido clavulânico é produzido pela fermentação do Streptomyces clavuligerus. O ácido clavulânico é um beta-lactâmico estruturalmente relacionado às penicilinas, e possui a capacidade de desativar uma ampla variedade de enzimas beta-lactamases comumente produzidas por microorganismos resistentes às penicilinas e cefalosporinas. Em particular, ele apresenta uma ótima atividade contra beta-lactamases mediadas por plasmídeos clinicamente importantes e freqüentemente responsáveis pela resistência medicamentosa transferida às penicilinas e cefalosporinas.

A formulação da ticarcilina com ácido clavulânico no Timentin protege a ticarcilina contra a degradação pelas enzimas beta-lactamases e amplia, efetivamente, o espectro antibiótico da ticarcilina para incluir diversas bactérias normalmente resistentes à ticarcilina e a outros antibióticos beta-lactâmicos. Portanto, Timentin possui as distintas propriedades de um antibiótico de amplo espectro e de um inibidor da beta-lactamases.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.