Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tilumus com outros remédios?
Estudos específicos de interação medicamentosa não foram realizados com Latanoprosta + Maleato de Timolol.
O efeito sobre a pressão intraocular ou os efeitos conhecidos dos betabloqueadores sistêmicos podem ser potencializados quando Latanoprosta + Maleato de Timolol é administrado a pacientes que já estão recebendo um agente bloqueador beta-adrenérgico oral e o uso de dois ou mais agentes bloqueadores beta-adrenérgicos tópicos não é recomendado.
Houve relatos de elevações paradoxais na PIO após administrações oftálmicas concomitantes de duas prostaglandinas análogas. Portanto, o uso de duas ou mais prostaglandinas, análogas ou derivadas não é recomendado.
Relatou-se ocasionalmente midríase quando se administrou maleato de timolol e epinefrina.
Há um potencial para efeitos aditivos que resultam em hipotensão sistêmica e/ou bradicardia marcada quando maleato de timolol é administrado concomitantemente a:
- Bloqueadores do canal de cálcio.
- Fármacos depletores de catecolaminas ou agentes bloqueadores beta-adrenérgicos.
- Antiarrítmicos (incluindo amiodarona).
- Glicosídeos digitálicos.
- Parassimpatomiméticos.
- Narcóticos.
- Inibidores da monoaminoxidase.
- Guanetidina.
Efeitos betabloqueadores sistêmicos potencializados (ex.: diminuição frequência cardíaca, depressão) foram reportados durante tratamento combinado com inibidores da CYP2D6 (ex.: quinidina, fluoxetina, paroxetina) e timolol.
A ação hipertensiva devido à interrupção repentina do tratamento com clonidina pode ser potencializada quando se está usando um betabloqueador.
Os agentes bloqueadores beta-adrenérgicos podem aumentar o efeito hipoglicemiante de agentes usados para tratar o diabetes.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)