Quais cuidados devo ter ao usar o Tibsovo?
O seu médico irá solicitar um teste para verificar se você tem uma mutação na enzima IDH1 antes de decidir se este medicamento é o tratamento adequado para você.
Prolongamento do intervalo QTc
Tibsovo® pode causar uma séria condição chamada de prolongamento do intervalo QTc que pode causar batimentos cardíacos irregulares e arritmias potencialmente fatais (atividade elétrica anormal do coração que afeta seu ritmo). O seu médico deve verificar a atividade elétrica do seu coração antes e durante o tratamento com Tibsovo®. Procure assistência médica urgente se sentir tonturas, vertigens, palpitações ou desmaio após tomar Tibsovo®. Durante o tratamento, informe aos seus médicos que está tomando Tibsovo® antes de iniciar qualquer novo medicamento, uma vez que estes podem aumentar o risco de um ritmo cardíaco anormal.
Se você tiver algum dos efeitos colaterais graves acima mencionados, o seu médico pode receitar outros medicamentos para o seu tratamento, pode fazer uma pausa no uso de Tibsovo® durante algum tempo ou suspender seu uso completamente.
Fale com o seu médico antes de tomar Tibsovo® se:
- Você tem problemas cardíacos, incluindo uma condição chamada síndrome do QT longo ou tem níveis anormais de eletrólitos (como sódio, potássio, cálcio ou magnésio);
- Você está tomando certos medicamentos que podem afetar o coração (por exemplo, os usados para prevenir a arritmia chamados antiarrítmicos, alguns antibióticos, alguns antifúngicos e os usados para prevenir náuseas e vômitos;
- Você tem problemas renais;
- Você tem problemas no fígado.
Gravidez
Tibsovo® não é recomendado para uso durante a gravidez, pois pode prejudicar o feto. As mulheres em idade fértil devem fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento com Tibsovo® e devem evitar engravidar durante o tratamento.
Se você está grávida, pensa que pode estar grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. Entre em contato imediatamente com o seu médico ou enfermeiro, se engravidar enquanto estiver tomando Tibsovo®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Contracepção
Mulheres que possam engravidar ou homens com parceiras que possam engravidar devem utilizar métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento com Tibsovo® e por pelo menos 1 mês após a última dose.
Tibsovo® pode impedir que os contraceptivos hormonais funcionem corretamente. Se você ou seu parceiro usam um contraceptivo hormonal (por exemplo, pílulas anticoncepcionais, adesivos ou implantes contraceptivos), você também deve utilizar um método de barreira (por exemplo, preservativos ou diafragma) para evitar a gravidez.
Converse com seu médico ou enfermeiro sobre o método contraceptivo certo para você.
Amamentação
Não se sabe se Tibsovo® passa para o leite materno. Não amamente o seu bebê durante o tratamento com Tibsovo® e durante pelo menos 1 mês após a última dose.
Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano.
O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
Fertilidade
Não se sabe se Tibsovo® afeta a fertilidade. Se estiver preocupado com a sua fertilidade enquanto estiver usando Tibsovo®, fale com o seu médico.
Exames regulares
Você será monitorado de perto pelo seu médico antes e durante o tratamento com Tibsovo®. Você precisará realizar eletrocardiogramas (ECGs: uma gravação da atividade elétrica em seu coração) regulares para monitorar seus batimentos cardíacos. O ECG deverá ser realizado antes de iniciar o tratamento com Tibsovo®, uma vez por semana durante as primeiras três semanas de tratamento e, depois, mensalmente Podem ser realizados ECGs adicionais, conforme indicação do seu médico. Se começar a tomar certos medicamentos que podem afetar o seu coração, você deverá ser submetido a um ECG antes de iniciar e durante o tratamento com o novo medicamento, conforme necessário.
Você também fará um exame de sangue antes de iniciar o tratamento com Tibsovo® e, depois, regularmente. Se necessário, o seu médico pode reduzir a sua dose de Tibsovo®, interrompê-lo temporariamente ou interromper o tratamento definitivamente.
Síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré (uma doença do sistema nervoso) pode ocorrer em pacientes tratados com Tibsovo®. Durante o tratamento seu médico deverá monitorá-lo quanto ao aparecimento de problemas no sistema nervoso.
Diga ao seu médico se você desenvolver:
Fraqueza ou sensação de formigamento nas pernas, braços ou parte superior do corpo; dormência em um ou ambos os lados do corpo; qualquer alteração na capacidade de ver, tocar ouvir ou saborear; sensação de queimação ou formigamento; dificuldade de respirar. Seu médico deverá descontinuar permanentemente Tibsovo® se você for diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré.
Crianças e adolescentes
Não existe informação sobre a utilização de Tibsovo® em crianças e adolescentes, por este motivo o medicamento não deve ser usado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.
Efeito na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Este medicamento tem pouca influência na sua capacidade de dirigir ou utilizar quaisquer ferramentas ou máquinas. Se você se sentir mal depois de tomar Tibsovo®, não dirija, nem utilize quaisquer ferramentas ou máquinas até se sentir bem novamente.
Tibsovo® contém lactose e sódio
Se o seu médico lhe disse que você tem intolerância a alguns açúcares, procure-o antes de tomar este medicamento.
Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23 mg) por comprimido, ou seja, é praticamente “isento de sódio”.
Atenção: Este medicamento contém lactose (tipo de açúcar), portanto, não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)