Quais cuidados devo ter ao usar o Tercen?
Medicamentos antibacterianos, incluindo Tercen (cefdinir), devem ser usados apenas para tratar infecções bacterianas. Eles não tratam infecções virais (por exemplo, o resfriado comum).
Quando Tercen (cefdinir) é prescrito para tratar uma infecção bacteriana, embora seja comum sentir-se melhor no início do tratamento, o medicamento deve ser tomado exatamente como prescrito. Ignorar doses ou não completar o curso completo da terapia pode diminuir a eficácia do tratamento imediato, e aumentar a probabilidade de as bactérias desenvolverem resistência e não serem tratáveis com Tercen (cefdinir) ou outros medicamentos antibacterianos no futuro.
Antes de iniciar o tratamento com Tercen (cefdinir), verifique cuidadosamente se você já apresentou reações anteriores de hipersensibilidade (alergia) às cefalosporinas e às penicilinas. Pacientes alérgicos à penicilina devem usar Tercen (cefdinir) com cuidado. Informe ao seu médico se você já teve alguma reação alérgica a antibióticos do tipo das penicilinas ou cefalosporinas. Há evidências clínicas e laboratoriais que apontam que os pacientes que já são alérgicos às penicilinas e a outras drogas apresentem grande possibilidade de desencadear reação alérgica também às cefalosporinas como o cefdinir. Houve relatos de pacientes que apresentaram reações graves, incluindo anafilaxia (reação violenta a uma segunda dose de algum antígeno) a ambas as drogas.
Houve relatos sobre graves danos ao tecido do cólon intestinal (colite pseudomembranosa) com pacientes em tratamento com antibióticos de amplo espectro (ampla ação) incluindo as cefalosporinas como o cefdinir e outros antibióticos como os macrolídeos e penicilinas semissintéticas. É importante considerar este diagnóstico para pacientes que apresentem diarreia associada ao uso de antibióticos. Essas colites (inflamações do intestino grosso) podem variar de leve a intensa (com risco de vida). Informe ao seu médico sobre a ocorrência de diarreia durante o uso do medicamento.
A diarreia é um problema comum causado por antibióticos que geralmente termina quando o antibiótico é descontinuado. Às vezes, após o início do tratamento com antibióticos, os pacientes podem desenvolver fezes aquosas e sanguinolentas (com ou sem cólicas estomacais e febre) até dois ou mais meses após a última dose do antibiótico. Se isso ocorrer, os pacientes devem entrar em contato com seu médico o mais rápido possível.
Uso durante a gravidez e lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Você deve comunicar ao seu médico se estiver grávida ou com intenção de engravidar. O cefdinir deve ser usado em gestantes apenas se estritamente necessário. Seu médico irá decidir quando você deve usar Tercen (cefdinir).
O uso desse medicamento não interfere no aleitamento do bebê.
Você pode amamentar seu bebê enquanto estiver tomando Tercen (cefdinir). Se você estiver amamentando, informe ao seu médico antes de iniciar o tratamento com Tercen (cefdinir).
Uso em pacientes pediátricos
A segurança e eficácia de Tercen (cefdinir) em recém-nascidos, lactentes e crianças abaixo de 6 meses de idade não foram estabelecidas.
Uso em idosos
Não há recomendações e advertências quanto ao uso de Tercen (cefdinir) por idosos. O ajuste de dose nos idosos não é necessário, a não ser que haja comprometimento da função renal.
Uso em pacientes com insuficiência renal
Em pacientes com insuficiência renal, a eliminação de Tercen (cefdinir) do organismo é mais lenta. Conforme o grau dessa condição, seu médico pode ajustar a dose diária total.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Não há evidências de que Tercen (cefdinir) possa afetar a sua habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Atenção: contém 546,07 mg de sacarose/mL.
Atenção: Deve ser usado com cautela por portadores de Diabetes.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)