Precauções - Tensodin

Bula Tensodin

Princípio ativo: Besilato de Anlodipino

Classe Terapêutica: Antagonistas do Cálcio Puros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Tensodin?

Tensodin (besilato de anlodipino) deve ser prescrito com cautela em pacientes com hipotensão.

Situações clínicas como estenose aórtica, insuficiência cardíaca congestiva, comprometimento da função hepática devem ter o uso de anlodipino avaliado pelo médico. Informe o médico responsável à respeito do aparecimento de quaisquer reações adversas, da utilização de outros medicamentos durante o tratamento e/ou em caso de gravidez e lactação.

Gravidez e lactação

Até o momento, não existem confirmações sobre a atuação de anlodipino durante os processos de gravidez e lactação. Assim sendo, o uso de anlodipino na gravidez é recomendado quando não existir alternativa mais segura e quando a relação risco/benefício indicar tal atitude

O uso de anlodipino na gravidez e lactação deve ter a prescrição feita criteriosamente pelo médico, considerando o risco/benefício, pois, não existem estudos que estabeleçam a segurança do uso destas drogas nestas situações.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informar ao médico se estiver amamentando.

Hepatopatas

Devido a um possível aumento da meia-vida plasmática, que ocorre nos bloqueadores de cálcio, o uso de Tensodin (besilato de anlodipino) deve ser feito com cautela, pois os parâmetros nestes pacientes ainda não estão estabelecidos.

Nefropatas

Não há necessidade da correção da dose em pacientes nefropatas.

Idosos

Não há necessidade da correção da dose de Tensodin (besilato de anlodipino) em pacientes idosos desde que sua função hepato-renal esteja preservada, porém, deve ficar claro que estes pacientes são mais sensíveis às alterações pressóricas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.