Interação Medicamentosa - Tensodin

Bula Tensodin

Princípio ativo: Besilato de Anlodipino

Classe Terapêutica: Antagonistas do Cálcio Puros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tensodin com outros remédios?

O uso concomitante de nitroglicerina sublingual ou nitratos com ação prolongada pode produzir um efeito antiangina aditivo.

Recomenda-se a diminuição gradual da posologia com supervisão médica, embora ainda não se tenha evidenciado nenhum “efeito rebote” devido a suspensão do anlodipino. O uso concomitante com anestésicos inalatórios causa hipotensão adicional; com AINEs, especialmente a indometacina, há redução do efeito anti-hipertensivo do anlodipino. Devido à semelhança da anlodipino com nifedipina, o uso associado com beta-bloqueadores pode produzir hipotensão excessiva ou, mais raramente, aumentar a possibilidade de insuficiência cardíaca congestiva; com estrógenos pode aumentar a pressão arterial; pode aumentar as concentrações plasmáticas de anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos, anticonvulsivos indantoicos, AINEs, quinina, salicilatos e sulfimipirazona devido ao deslocamento do complexo proteico.

Com medicamentos hipotensores pode haver potencialização dos efeitos anti-hipertensivos; com lítio resulta em neurotoxicidade (náusea, vômito, diarreia, ataxia, tremores e zumbidos), já com os simpatomiméticos há redução da eficácia do anlodipino. Estudos in vitro com plasma humano indicaram que o anlodipino não afeta a ligação a proteínas das drogas testadas (digoxina, fenitoína, varfarina ou indometacina). Testes em seres humanos do sexo masculino, utilizando anlodipino juntamente com varfarina, não resultaram em alteração significante do tempo de resposta à protrombina. Não se faz necessário o ajuste da dose deTensodin (besilato de anlodipino), na administração concomitante com diuréticos tiazídicos, beta-bloqueadores e inibidores da enzima da angiotensina.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.