Quais cuidados devo ter ao usar o Tecvayli?
Síndrome de liberação de citocinas (SLC)
TecvayliTM pode causar síndrome de liberação de citocinas (SLC), incluindo reações com risco de vida ou fatais.
No ensaio clínico, a SLC ocorreu em 72% dos pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada, com SLC de Grau 1 ocorrendo em 50% dos pacientes, Grau 2 em 21% e Grau 3 em 0,6%. A SLC recorrente ocorreu em 33% dos pacientes. A maioria dos pacientes apresentou SLC após a dose para escalonamento 1 (42%), dose para escalonamento 2 (35%) ou a dose inicial de tratamento (24%). Menos de 3% dos pacientes desenvolveram a primeira ocorrência de SLC após doses subsequentes de TecvayliTM. O tempo mediano até ao início da SLC foi de 2 (intervalo: 1 a 6) dias após a dose mais recente com uma duração mediana de 2 (intervalo: 1 a 9) dias.
Os sinais e sintomas clínicos de SLC incluíram, mas não se limitaram a, febre, hipóxia, calafrios, hipotensão, taquicardia sinusal, dor de cabeça e elevação das enzimas hepáticas (elevação de aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase).
Toxicidades neurológicas incluindo ICANS
TecvayliTM pode causar toxicidade neurológica grave ou com risco de vida, incluindo Síndrome de Neurotoxicidade Associada a Células Efetoras Imunes (ICANS).
No estudo clínico, ocorreu toxicidade neurológica em 57% dos pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada, com toxicidade neurológica de Grau 3 ou 4 ocorrendo em 2,4% dos pacientes. As toxicidades neurológicas mais frequentes foram cefaleia (25%), disfunção motora (16%), neuropatia sensorial (15%) e encefalopatia (13%).
Com acompanhamento mais longo, convulsões de Grau 4 e síndrome de Guillain-Barré fatal (um paciente cada) ocorreram em pacientes que receberam TecvayliTM.
No estudo clínico, ICANS foi relatado em 6% dos pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada. ICANS recorrente ocorreu em 1,8% dos pacientes. A maioria dos pacientes apresentou ICANS após a dose para escalonamento 1 (1,2%), dose para escalonamento 2 (0,6%) ou a dose inicial do tratamento (1,8%). Menos de 3% dos pacientes desenvolveram a primeira ocorrência de ICANS após doses subsequentes de TecvayliTM. A mediana de tempo para o início do ICANS foi de 4 (intervalo: 2 a 8) dias após a dose mais recente, com uma duração mediana de 3 (intervalo: 1 a 20) dias. As manifestações clínicas mais frequentes do ICANS relatadas foram estado de confusão e disgrafia. O início do ICANS pode ser concomitante com a SLC, após a resolução da SLC ou na ausência da SLC.
Devido ao potencial de toxicidade neurológica, os pacientes que recebem TecvayliTM correm o risco de depressão do nível de consciência. Você pode ser aconselhado a se abster de dirigir ou operar máquinas pesadas ou potencialmente perigosas durante e por 48 horas após a conclusão do cronograma de doses para escalonamento de TecvayliTM e no caso de aparecimento de qualquer sintoma de toxicidade neurológica até a resolução da toxicidade neurológica.
Hepatotoxicidade
TecvayliTM pode causar hepatotoxicidade, incluindo fatalidades. Em pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada no ensaio clínico, houve um caso fatal de insuficiência hepática. Aspartato aminotransferase (AST) elevada ocorreu em 34% dos pacientes, com elevações de Grau 3 ou 4 em 1,2%. Alanina aminotransferase (ALT) elevada ocorreu em 28% dos pacientes, com elevações de Grau 3 ou 4 em 1,8%. Ocorreu elevação da bilirrubina total em 6% dos pacientes com elevações de Grau 3 ou 4 em 0,6%. A elevação das enzimas hepáticas pode ocorrer concomitante ou não à SLC.
Seu médico deve monitorar as enzimas hepáticas e a bilirrubina no início e durante o tratamento conforme indicado clinicamente.
Infecções
TecvayliTM pode causar infecções graves, com risco de vida ou fatais. Em pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada no ensaio clínico, infecções graves, incluindo infecções oportunistas, ocorreram em 30% dos pacientes, 35% dos pacientes tiveram infecções de Grau 3 ou 4, e infecções fatais esteve presente em 4,2% dos pacientes.
Monitore os pacientes quanto a sinais e sintomas de infecção antes e durante o tratamento com TecvayliTM e trate adequadamente. Administre antimicrobianos profiláticos de acordo com as diretrizes.
Suspenda TecvayliTM ou considere a descontinuação permanente de TecvayliTM com base na gravidade.
Seu médico deve monitorar os níveis de imunoglobulina durante o tratamento com TecvayliTM e tratar de acordo com as diretrizes locais, incluindo precauções contra infecções e profilaxia antibiótica ou antiviral.
Reativação do Vírus da Hepatite B
Reativação do vírus da hepatite B pode ocorrer em pacientes tratados com medicamentos dirigidos contra células B e, em alguns casos, pode resultar em hepatite fulminante, insuficiência hepática e óbito.
Pacientes com evidências de sorologia positiva para HBV devem ser monitorados quanto a sinais clínicos e laboratoriais de reativação do HBV enquanto estiverem recebendo TecvayliTM e por pelo menos seis meses após o final do tratamento.
Em pacientes que desenvolverem reativação do HBV enquanto estiverem recebendo TecvayliTM, o tratamento com TecvayliTM pode precisar ser suspendido e a situação deve ser manejada de acordo com as diretrizes institucionais locais.
Hipogamaglobulinemia
Hipogamaglobulinemia foi relatada em pacientes recebendo TecvayliTM.
Os níveis de imunoglobulinas devem ser monitorados durante o tratamento com TecvayliTM e tratados de acordo com as diretrizes institucionais locais, incluindo precauções para infeção, profilaxia com antibiótico ou antiviral.
Vacinas
A resposta imunológica a vacinas pode ser reduzida enquanto o TecvayliTM estiver sendo tomado.
A segurança da imunização com vacinas virais vivas durante ou após o tratamento com TecvayliTM não foi estudada. Vacinas de vírus vivos não são recomendadas por pelo menos 4 semanas antes do início do tratamento, durante o tratamento e pelo menos 4 semanas após o tratamento.
Neutropenia
TecvayliTM pode causar neutropenia e neutropenia febril. Em pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada no ensaio clínico, diminuição na contagem dos neutrófilos ocorreu em 84% dos pacientes, com ocorrências de Grau 3 ou 4 em 56%.
Neutropenia febril ocorreu em 3% dos pacientes.
Seu médico deve monitorar as contagens de todas as células sanguíneas no início e periodicamente durante o tratamento e fornecer cuidados de suporte de acordo com as diretrizes institucionais locais.
Seu médico deve monitorar pacientes com neutropenia quanto a sinais de infecção.
Hipersensibilidade e outras reações da administração
TecvayliTM pode causar reações sistêmicas relacionadas à administração e reações locais no local da injeção.
Reações Sistêmicas
Em pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada no estudo clínico, 1,2% dos pacientes apresentaram reações sistêmicas relacionadas à administração, que incluíram febre recorrente de Grau 1 e língua inchada de Grau 1.
Reações Locais
Em pacientes que receberam TecvayliTM na dose recomendada no estudo clínico, reações no local da injeção ocorreram em 35% dos pacientes, com reações de Grau 1 no local da injeção em 30% e Grau 2 em 4,8%.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Em razão do potencial para toxicidade neurológica, pacientes que recebem TecvayliTM estão em risco de nível diminuído de consciência. Os pacientes devem evitar dirigir ou operar máquinas pesadas ou potencialmente perigosas por até 48 horas após a administração das doses de escalonamento de TecvayliTM e no caso de novo aparecimento de quaisquer sintomas neurológicos até a resolução da toxicidade neurológica.
Gravidez, amamentação e fertilidade
Gravidez (Categoria C)
Não há dados disponíveis sobre o uso de TecvayliTM em mulheres grávidas ou dados em animais para avaliar o risco do TecvayliTM na gravidez. Sabe-se que a IgG humana atravessa a placenta após o primeiro trimestre de gravidez. Portanto, o teclistamabe tem o potencial para ser transmitido da mãe para o feto em desenvolvimento. O TecvayliTM não é recomendado para mulheres que estiverem grávidas.
O TecvayliTM está associado a hipogamaglobulinemia; portanto, deve ser considerada a avaliação dos níveis de imunoglobulinas em recém-nascidos de mães tratadas com TecvayliTM.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Amamentação
Não se sabe se o teclistamabe é excretado no leite humano ou animal, se afeta bebês amamentados ou afeta a produção de leite. Em razão do potencial para reações adversas graves do TecvayliTM em bebês amamentados, aconselhe as pacientes a não amamentar durante o tratamento com TecvayliTM e por pelo menos cinco meses após a última dose.
Mulheres e homens com potencial reprodutivo
Exames de gravidez
No caso de mulheres com potencial para engravidar deve-se verificar se estão grávidas antes do início do tratamento com TecvayliTM.
Contracepção
Mulheres com potencial reprodutivo devem ser aconselhadas a usar um método de contracepção eficaz durante o tratamento e por cinco meses após a dose final de TecvayliTM.
Pacientes do sexo masculino com uma parceira do sexo feminino com potencial reprodutivo devem ser aconselhados a usar um método de contracepção eficaz durante o tratamento e por três meses após a última dose de TecvayliTM.
Fertilidade
Não há dados sobre o efeito do TecvayliTM sobre a fertilidade. Os efeitos do TecvayliTM sobre a fertilidade de machos e fêmeas não foram avaliados em estudos em animais.
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em pessoas com diabetes.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)