Quais cuidados devo ter ao usar o TachoSil?
Assim como ocorre com qualquer produto composto de proteína, há possibilidade de reações de tipo alérgico. Os sinais de reações desse tipo incluem erupções na pele, urticária generalizada, pressão no tórax, chiados no peito, queda de pressão e reação alérgica generalizada e grave. Caso ocorram estes sintomas, a administração deve ser imediatamente interrompida.
Considerando a origem e as características biológicas das substâncias ativas de TachoSil®, assim como a experiência em diversos tipos de cirurgia, não existem recomendações especiais sobre o seu uso em pacientes idosos e na insuficiência hepática ou renal.
TachoSil® não deve ser aplicado intravascularmente.
Para evitar o desenvolvimento de aderências teciduais em locais não desejados, o profissional deve garantir que as áreas de tecido fora da área de aplicação pretendida sejam devidamente limpas antes da administração de TachoSil®. Foram relatados eventos de aderências aos tecidos gastrointestinais que levaram a obstrução gastrointestinal com o uso em cirurgia abdominal realizada próxima ao intestino.
Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas
O produto não causa efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Gravidez e lactação
A segurança de TachoSil® para uso durante a gravidez ou a amamentação não foi estabelecida. Os estudos experimentais em animais são insuficientes para avaliar a segurança com relação à reprodução, o desenvolvimento do embrião ou do feto, a evolução da gestação e o desenvolvimento perinatal e pós-natal.
Portanto, o médico deve avaliar o risco/benefício da utilização do produto em mulheres grávidas ou em amamentação.
TachoSil® deve ser administrado a mulheres grávidas ou em amamentação apenas se claramente necessário.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)