Reações Adversas - Sulfato de Salbutamol EMS

Bula Sulfato de Salbutamol EMS

Princípio ativo: Sulfato de Salbutamol

Classe Terapêutica: Antiasmáticos/DPOC Agonistas B2 Sistêmicos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sulfato de Salbutamol EMS?

O sulfato de salbutamol solução oral pode causar um discreto tremor na musculatura esquelética, sendo as mãos, geralmente, claramente afetadas. Este efeito está relacionado com a dose e é comum a todos os estimulantes ß-adrenérgicos. Alguns pacientes podem sentir uma tensão devido aos efeitos na musculatura esquelética, e não devido à uma estimulação direta no SNC.

Ocasionalmente, cefaleia foi relatada. Pode ocorrer, em alguns pacientes, uma vasodilatação periférica e um pequeno aumento compensatório da frequência cardíaca.

Muito raramente, foram relatadas reações de hipersensibilidade, incluindo angioedema, exantema, urticária, broncoespasmo, edema de faringe, hipotensão, colapso e cãibras musculares.

Terapias com agonistas dos receptores ß2 podem resultar em hipocalemia potencialmente séria.

Casos de hiperatividade foram, raramente, descritos em crianças, semelhante ao que ocorre em outros tratamentos com agonistas de receptores ß2.

Pode ocorrer taquicardia em alguns pacientes.

Arritmias cardíacas (incluindo fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e extrassístoles) têm sido relatadas usualmente em pacientes susceptíveis.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como, tremores, dor de cabeça, cãibra muscular, taquicardia.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.