Quais cuidados devo ter ao usar o Spectrila?
Converse com seu médico ou enfermeiro antes de administrar Spectrila®.
As seguintes situações de ameaça à vida podem surgir durante o tratamento com Spectrila®:
- Inflamação grave do pâncreas (pancreatite aguda);
- Problemas de fígado;
- Reação alérgica séria que causa dificuldade de respiração ou tontura;
- Distúrbios de coagulação do sangue (sangramento ou formação de coágulos de sangue);
- Aumento das taxas de açúcar no sangue.
Antes e durante o tratamento com Spectrila®, seu médico fará exames de sangue.
O tratamento com Spectrila® deve ser interrompido imediatamente caso ocorram problemas graves do fígado.
A infusão intravenosa de Spectrila® deve ser descontinuada imediatamente caso ocorram sintomas alérgicos. Você pode ter que administrar medicamentos antialérgicos e, se necessário, medicamentos para estabilizar a circulação. Na maioria dos casos, o tratamento pode ser continuado ao mudar para outros medicamentos que contêm formas diferentes de asparaginase.
Distúrbios de coagulação do sangue podem fazer com que você receba plasma fresco ou um determinado tipo de proteína (antitrombina III) para reduzir o risco de sangramento ou formação de coágulos de sangue (trombose).
Altos níveis de açúcar no sangue podem exigir tratamento com fluidos intravenosos e/ou insulina.
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Síndrome de leucoencefalopatia posterior reversível (caracterizada por dor de cabeça, confusão, convulsões e perda visual) pode exigir medicamentos para diminuição de pressão sanguínea e, em casos de convulsão, tratamento antiepilético.
Gravidez e amamentação
Não há dados sobre o uso de asparaginase em mulheres grávidas. Spectrila® não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que a condição clínica das mulheres exija tratamento com asparaginase.
Não se sabe se asparaginase está presente no leite humano. Portanto, Spectrila® não deve ser utilizado durante a amamentação.
Se você está grávida ou amamentando, acha que pode estar grávida ou está planejando ter um bebê, peça a seu médico aconselhamento antes de utilizar este medicamento.
Se você está em idade fértil, deve utilizar contraceptivos ou evitar ter relações sexuais durante a quimioterapia e por até 3 meses após o final do tratamento. Visto que uma interação indireta entre os componentes da contracepção oral e a asparaginase não pode ser excluída, contraceptivos orais não são considerados suficientemente seguros. Deve ser utilizado um método além de contraceptivos orais em mulheres em idade fértil.
Categoria “D” de risco na gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não dirija ou opere máquinas ao tomar este medicamento, pois ele pode fazer com que você se sinta sonolento, cansado ou confuso.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)