Qual a ação da substância do Sonovue?
Resultados de eficácia
Ecocardiografia
Em três estudos principais, a eficácia de Hexafluoreto de Enxofre foi comparada com a de outro meio de contraste ou a injeções salinas em um total de 317 pacientes com suspeita de doença cardíaca e delimitação das bordas do endocárdio sub ótimas em ecocardiografia em repouso sem uso de contraste.
Em todos esses estudos, a administração de Hexafluoreto de Enxofre resultou em aumentos significativamente maiores no resultado da delimitação da borda ventricular esquerda do endocárdio relativo às imagens iniciais sem contraste como resultou a administração de meios de contraste.
Em todos os três estudos, o grau de opacificação ventricular esquerda e a duração de contraste útil foi maior com a administração de Hexafluoreto de Enxofre do que com a administração de agentes de controle.
Doppler da macrovasculatura
Dois estudos examinaram o efeito de Hexafluoreto de Enxofre em um total de 359 pacientes com suspeita de doença vascular que não obtiveram um diagnóstico completo no exame Doppler sem o uso de contraste. Geralmente a administração de Hexafluoreto de Enxofre resulta em aumentos significativos do ponto de partida em qualidade global de resultado de exame de Doppler para todas as leituras fora do local em todas as doses e em todas as áreas anatômicas. A administração de Hexafluoreto de Enxofre melhorou a exatidão diagnóstica de avaliações de Doppler, isto é, aumentou o índice de concordância entre o diagnóstico de Doppler e o diagnóstico de uma modalidade de imagem de referência.
Doppler de microvasculatura
Um estudo multicêntrico examinou a eficácia de Hexafluoreto de Enxofre para produzir realce clinicamente útil de sinais de Doppler em exames da vascularização de lesões focais em órgãos diferentes, em 212 pacientes que apresentaram um exame de ecografia modo B com lesão parenquimal focal.
Neste estudo a mudança do ponto de partida na qualidade global do exame de Doppler foi estatisticamente significativa na mama e no fígado.
Caracterísitcas Farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas
Grupo farmacoterapêutico: meios de contraste para ultrassonografia.
Código ATC: VO8DA.
A adição de uma solução de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%) ao pó liofilizado seguida de agitação vigorosa resulta na produção de microbolhas de Hexafluoreto de Enxofre. As microbolhas têm um diâmetro médio de 2,5 μm, sendo que 90% possui um diâmetro inferior a 6 μm e 99% possui um diâmetro inferior a 11 μm. Cada mL de Hexafluoreto de Enxofre contém 8 μl de microbolhas. A interface entre a microbolha de Hexafluoreto de Enxofre e o meio aquoso atua como um refletor da onda ultrassônica alterando tanto a ecogenicidade sanguínea como aumentando o contraste entre o sangue e o tecido que o rodeia.
A intensidade do sinal refletido depende da concentração de microbolhas e da frequência da onda ultrassônica. Com a dose clínica proposta, Hexafluoreto de Enxofre demonstrou originar um aumento significativo da intensidade do sinal em mais de 2 minutos para a imagem da ecocardiografia em modo B e em 3 a 8 minutos para a imagem Doppler da macrovasculatura e da microvasculatura.
O Hexafluoreto de Enxofre é um gás inerte, inócuo e pouco solúvel em soluções aquosas.
Existem informações publicadas em literatura sobre a utilização do gás no estudo da fisiologia respiratória e na retinopexia respiratória.
Propriedades farmacocinéticas
A quantidade total de Hexafluoreto de Enxofre administrada em uma dose clínica é extremamente pequena (em uma dose de 2 mL, as microbolhas contém 16 μL de gás). O Hexafluoreto de Enxofre se dissolve no sangue e é expirado posteriormente.
Após a administração de uma injeção intravenosa única de 0,03 ou 0,3 mL de Hexafluoreto de Enxofre/kg (1 e 10 vezes a dose clínica máxima, aproximadamente) em voluntários sadios, o Hexafluoreto de Enxofre foi eliminado rapidamente. A meia-vida de eliminação média foi de 12 minutos (entre 2 a 33 minutos). Mais de 80% do Hexafluoreto de Enxofre administrado foi recuperado do ar expirado 2 minutos após a injeção e quase 100% após 15 minutos.
Em pacientes com fibrose pulmonar intersticial difusa a percentagem de dosagem recuperada no ar expirado foi em média de 100% e a meia-vida de eliminação foi semelhante à encontrada em voluntários sadios.
Dados de segurança pré-clínica
Os dados não clínicos não revelam riscos especiais para o ser humano, segundo estudos convencionais de farmacologia de segurança, genotoxicidade e toxicidade para a reprodução.
As lesões cecais observadas em alguns estudos de dose repetida em ratos fêmea, mas não em macacos, não são relevantes no homem em condições normais de administração.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)