Quais cuidados devo ter ao usar o Solução de Ringer com Lactato Baxter?

Risco de embolia gasosa

Não conectar embalagens primárias em série para evitar a embolia gasosa devido à possibilidade de ar residual contido na embalagem primária. Apertar a bolsa contendo a solução para aumentar a taxa de fluxo pode resultar na embolia gasosa, se o ar residual no recipiente não estiver totalmente evacuado antes da administração. A utilização de um equipo de administração intravenoso, com entrada de ar, com a abertura na posição aberta, pode resultar em embolia gasosa. Os equipos de administração intravenosos, com entrada de ar, com a abertura na posição aberta, não devem ser utilizados com recipientes de plástico flexíveis.

Utilização em pacientes com ou em risco de aumento dos níveis de lactato ou com deficiência de lactato

A solução deve ser administrada com cuidado especial em pacientes com condições associadas ao aumento dos níveis de lactato ou utilização de lactato prejudicada, como insuficiência hepática grave. Hiperlactatemia (aumento do lactato no sangue) pode se desenvolver em pacientes com insuficiência hepática grave, uma vez que o metabolismo de lactato pode ser prejudicado. Além disso, a solução pode não produzir a sua ação alcalinizante em pacientes com insuficiência hepática grave, uma vez que o metabolismo de lactato pode ser prejudicado. Soluções contendo lactato devem ser administradas com cuidado em recém-nascidos e crianças menores de 6 meses de idade.

Utilização em pacientes com ou com risco de hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue)

Soluções contendo cálcio devem ser administradas com cuidado em pacientes com:

  • Hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue) ou condições que predisponham a hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue), bem como em pacientes com insuficiência renal severa e doenças granulomatosas com aumento de síntese de calcitriol, como sarcoidose.
  • Cálculos renais de cálcio ou histórico de cálculos.

Utilização em pacientes com diabetes tipo II

O lactato é um substrato para a gliconeogênese. Isto deve ser levado em conta quando a solução é usada em pacientes com diabetes tipo II.

Utilização em crianças

A segurança e a eficácia da solução em crianças não foram estabelecidas por estudos adequados e bem controlados, no entanto, o uso de soluções de eletrólitos em crianças é referenciado na literatura médica.

As soluções contendo lactato devem ser administradas com cuidado especial em recém-nascidos e crianças com menos de 6 meses de idade.

Utilização em idosos

Ao selecionar o tipo de solução para perfusão e o volume/velocidade de infusão para um idoso, considerar que os idosos geralmente são mais propensos a ter doenças cardíaca (do coração), renal (dos rins), hepática (do fígado) e outras doenças ou terapia medicamentosa concomitante.

Gravidez e lactação

Não existem dados suficientes sobre a utilização da solução em mulheres grávidas ou lactantes. Os potenciais riscos e benefícios para cada paciente específico devem ser cuidadosamente considerados antes de seu uso em mulheres grávidas ou lactantes.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Capacidade de dirigir e operar máquinas

Não há informação de efeitos desta solução na capacidade de operar um automóvel ou equipamentos pesados.

A solução somente deve ter uso intravenoso (na veia) e individualizado, utilizando equipamentos estéreis. A dosagem, fluxo e duração da administração devem ser determinados por um médico e é dependente da idade, do peso, das condições clinicas do paciente, indicação do uso e das determinações em laboratório.

Antes de serem administradas as soluções parenterais devem ser inspecionadas visualmente para se observar a presença de partículas, turvação na solução, fissuras e quaisquer violações na embalagem primária. Não administrar a solução se a mesma não estiver límpida e os protetores não estiverem intactos.

Quando medicamentos aditivos forem necessários, a adição deve usar técnica asséptica e a solução deve ser misturadaapós a introdução dos aditivos. Não armazenar bolsas contendo aditivos.

A solução de Ringer com Lactato não deve ser utilizada em pacientes com hipercalemia (aumento de potássio no sangue).Embora a solução tenha uma concentração de potássio semelhante à concentração no sangue, é insuficiente para produzir um efeito útil no caso de carência de potássio, portanto a solução não deve ser utilizada para este fim. Esta solução não é utilizada para tratamento da acidose láctica ou acidose metabólica grave.

Não armazenar a bolsa aberta para infusão subsequente. Não reconectar soluções parcialmente utilizadas.

Administração de citrato anticoagulante /sangue preservado

Devido ao risco de coagulação pelo seu teor de cálcio, a solução não deve ser adicionada ou administrada simultaneamente através do mesmo equipo com citrato anticoagulante/sangue preservado.

Reações de hipersensibilidade

A infusão deve ser imediatamente interrompida se quaisquer sinais ou sintomas de uma reação suspeita de hipersensibilidade se desenvolver. Medidas terapêutica adequadas devem ser instituídas como indicada clinicamente.

Risco de Hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue)

A monitorização do sódio sérico é particularmente importante para fluidos hipotônicos. Ringer com Lactato tem uma osmolaridade de 272 mOsmol/L.

Deve-se utilizar infusão de alto volume sob monitorização específica em pacientes com insuficiência cardíaca ou pulmonar, e em pacientes com liberação não-osmótica de vasopressina (incluindo SIHAD), devido ao risco de hiponatremia adquirida no hospital.

A hiponatremia aguda pode levar à encefalopatia hiponatrêmica aguda (edema cerebral) caracterizada por dores de cabeça, náuseas, convulsões, letargia e vômitos. Pacientes com edema cerebral apresentam risco particular de lesão cerebral grave, irreversível e com risco de vida.

Risco de fluidos e/ou sobrecarga de solutos e distúrbios eletrolíticos

Dependendo do volume e velocidade de infusão, a administração intravenosa desta solução pode causar:

  • Fluido e/ou sobrecarga de solutos resultam em sobrecarga de fluídos e, por exemplo, estados congestionantes, incluindo congestão pulmonar e edema.
  • Distúrbios eletrolíticos clinicamente relevantes e desequilíbrio ácido-base

Em geral, o risco de estados dilucionais é inversamente proporcional à concentração de eletrólito da solução. O risco de sobrecarga de soluto causando estados congestionantes é diretamente proporcional às concentrações de eletrólitos da solução.

Avaliação clínica e determinações laboratoriais periódicas podem ser necessárias para monitorar as alterações no equilíbrio de fluidos, eletrólitos e equilíbrio ácido-base durante a terapia parenteral prolongada ou sempre que o estado do paciente ou a taxa de administração requeiram tal avaliação.

Utilização em pacientes com hipercalemia (aumento de potássio no sangue) ou em risco de hipercalemia (aumento de potássio no sangue)

A solução deve ser administrada com cuidado especial em pacientes com hipercalemia (aumento de potássio no sangue) ou condições que predispõem à hipercalemia (aumento de potássio no sangue), (tais como insuficiência renal grave ou insuficiência adrenocortical, desidratação aguda, ou extensa lesão tecidual ou queimaduras), e em pacientes com insuficiência cardíaca.

Utilização em pacientes com ou em risco de alcalose

A solução deve ser administrada com cuidado especial em pacientes com alcalose ou em risco de alcalose (desequilíbrio ácido-base). O lactato é metabolizado a bicarbonato, a administração pode resultar em alcalose metabólica, ou piora-la.

Utilização em pacientes com hipervolemia (aumento no volume do sangue) ou hiper-hidratação (excesso de água no corpo), ou condições que causem a retenção de sódio e edema

A solução deve ser administrada com cuidado especial, em sua totalidade, em pacientes com hipervolemia ou hiperhidratação.

A solução deve ser administrada com cuidado especial em pacientes com condições que podem causar retenção de sódio, sobrecarga de fluidos e edema, como pacientes com hiperaldosteronismo (excesso de aldosterona) primário, hiperaldosteronismo (excesso de aldosterona) secundário (associado com aumento da pressão arterial, insuficiência cardíaca congestiva, estenose da artéria renal, ou nefroesclerose), ou pré-eclâmpsia.

Utilização em pacientes com insuficiência renal grave

A solução deve ser administrada com cuidado especial em pacientes com insuficiência renal grave. Em tais pacientes a administração desta solução pode resultar em retenção de sódio e/ou retenção do potássio.

Incompatibilidades

Ceftriaxona

Como outras soluções de infusão contendo cálcio, a administração concomitante de ceftriaxona e solução de Ringer com Lactato é contra-indicada em recém-nascidos (menor que 28 dias de idade), mesmo que as linhas de infusão sejam separadas (risco de precipitação do sal ceftriaxona-cálcio fatais na corrente sanguínea do recém-nascido). Em pacientes com mais de 28 dias (incluindo adultos), a ceftriaxona não deve ser administrada por via intravenosa simultaneamente com soluções contendo cálcio, incluindo Ringer com Lactato, através da mesma linha de infusão (por exemplo, através de um conector Y). Se a mesma linha de infusão é utilizada para a administração sequencial, a linha deve ser completamente descarregada entre as infusões com um fluido compatível.

A ceftriaxona não deve ser misturada com soluções contendo cálcio, incluindo Ringer com Lactato.

Aditivos podem ser incompatíveis com a solução de Ringer com Lactato. Como acontece com todas as soluções parenterais, a compatibilidade dos aditivos com a solução deve ser avaliada antes da adição, por verificação de uma possível mudança de cor e/ou o aparecimento de precipitados, de complexos insolúveis ou cristais. Antes de adicionar uma substância ou medicamento, verifique se ele é solúvel e/ou estável em água e se a faixa de pH da solução de Ringer com Lactato é apropriado.

As instruções de uso do medicamento a ser adicionado e outra literatura relevante devem ser consultadas. Aditivos conhecidos ou determinados incompatíveis não deve ser usados.

Ao fazer adições na solução de Ringer com Lactato, técnica asséptica deve ser usada. Misture a solução completamente quando os aditivos forem introduzidos. Não armazenar soluções que contenham aditivos.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.