Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Solução de Ringer com Lactato Baxter com outros remédios?
Recomenda-se precaução quando se administra Ringer Lactato em pacientes tratados com fármacos que conduzam a um aumento do efeito da vasopressina. Os fármacos listados abaixo aumentam o efeito da vasopressina, conduzindo a redução da excreção de água livre de eletrólitos renais e podem aumentar o risco de hiponatremia após o tratamento com administração intravenosa de fluidos.
- Drogas que estimulam a liberação de vasopressina, como clorpropamida, clofibrato, carbamazepina, vincristina, inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), 3,4-metilenodioxi-N-metanfetamina, ifosfamida, antipsicóticos, opioides;
- Medicamentos que potencializam a ação da vasopressina, como clorpropamida, anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), ciclofosfamida;
- Análogos da vasopressina, como desmopressina, ocitocina, vasopressina, terlipressina.
Recomenda-se precaução quando se administra Ringer com Lactato em pacientes tratados com fármacos que possam aumentaro risco de hiponatremia, tais como diuréticos e antiepilépticos (por exemplo, oxcarbazepina).
Deve-se ter cuidado ao administrar Ringer com Lactato em pacientes tratados com medicamentos que possam aumentar o risco de retenção de sódio e líquidos, tais como corticosteroides e carbonoxolona.
Deve-se ter cuidado ao administrar Ringer com Lactato em pacientes tratados com medicamentos para os quais a eliminação renal é dependente do pH. Devido à ação de alcalinização de lactato (formação de bicarbonato), Ringer com Lactato pode interferir na eliminação desses medicamentos.
- A depuração renal de fármacos ácidos, como salicilatos, barbitúricos e lítio pode ser aumentada.
- A depuração renal de fármacos alcalinos, tais como simpatomiméticos (por exemplo, efedrina, pseudoefedrina) e sulfato de dextroanfetamina (dexanfetamina), pode ser diminuída.
Devido ao seu teor de potássio, a solução de Ringer com Lactato deve ser administrada com cuidado em pacientes tratados com medicamentos ou agentes que possam causar hipercalemia (aumento de potássio no sangue) ou aumento do risco de hipercalemia (aumento de potássio no sangue), como diuréticos poupadores de potássio (amilorida, espironolactona, triantereno), com inibidores da ECA, antagonistas do receptor da angiotensina II, ou imunossupressores tacrolimus e ciclosporina. A administração de potássio em pacientes tratados com tais medicamentos pode produzir hipercalemia (aumento de potássio no sangue) grave e potencialmente fatal, particularmente em pacientes com insuficiência renal grave.
A administração de cálcio pode aumentar os efeitos de digitálicos e levar a arritmia cardíaca grave ou fatal. Portanto, volumes maiores ou taxas mais rápidas de infusão devem ser usados com precaução em pacientes tratados com digitálicos glicosídeos.
Aconselha-se precaução ao administrar a solução em pacientes tratados com diuréticos tiazídicos ou vitamina D, uma vez que estas podem aumentar o risco de hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue).
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)