Qual a ação da substância do SMOFlipid 20%?
Resultados de Eficácia
A segurança e eficácia de Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média foram demonstradas em diferentes grupos de pacientes. Foram comparados perfis de tolerância clínica e metabólica com a administração de Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média e emulsões padrões de óleo de soja. Ambas as emulsões foram administradas em dosagens de até 2,0g de lipídio/kg/peso corpóreo. Resultados de um estudo com pacientes na UTI sugeriram efeitos benéficos de Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média na função hepática.
Quando Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média foi administrado em pacientes saudáveis, uma significativa diminuição da concentração sérica de triglicérides foi demonstrada em comparação à emulsão padrão de óleo de soja.
Em pacientes cirúrgicos que receberam Terapia de Nutrição Parenteral (TNP), incluindo Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média ou emulsão de óleo de soja (1,5 g de lipídio/kg/peso corpóreo/dia), as concentrações de triglicérides, em ambos os grupos, permaneceram dentro da faixa da normalidade. De acordo com este estudo, progressões similares nos níveis de triglicérides e colesterol total foram encontradas durante a infusão de Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média ou da emulsão de óleo de soja em pacientes que necessitam de sete dias a catorze dias de Terapia de Nutrição Parenteral (TNP). Após cinco dias de TNP com Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média em pacientes de UTI, um aumento significativo de triglicérides foi encontrado no grupo controle (p <0,05), mas não no grupo de pacientes que recebiam Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média.
Um estudo clínico realizado em pacientes cirúrgicos demonstrou que cinco dias de TNP com Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média foi suficiente para ocorrer um aumento significativo no total de ácidos graxos ômega 3 e diminuição no total de ácidos graxos ômega 6 no plasma. As ações de DHA e EPA cresceram significativamente e as proporções de ácidos graxos ômega 6/ ômega 3 e EPA/ácido araquidônico aumentaram (p<0,05) quando comparadas com a emulsão padrão de óleo de soja. Padrões de ácidos graxos dos fosfolipídios em leucócitos e plaquetas foram similares àqueles encontrados nos fosfolipídios plasmáticos.
Esta modificação nos padrões dos ácidos graxos do plasma e das membranas celulares é a base para as propriedades imunomodulatórias e anti-inflamatórias de Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média.
Em pacientes cirúrgicos, TNP com Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média administrada por cinco dias resultou em um aumento significativo da concentração plasmática de racealfatocoferol quando comparada à administração da emulsão padrão de óleo de soja.
Características Farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas
As partículas de lipídios contendo triglicérides provenientes do óleo de soja são similares aos quilomícrons endógenos. O óleo de soja contém alta quantidade de dois ácidos graxos essenciais. O ácido linoleico, ácido graxo ômega-6, é o mais abundante (aproximadamente 55-60%). O ácido alfa-linoleico, um ácido graxo ômega-3, constitui cerca de 8%. Ambos são poli-insaturados e fornecem as quantidades necessárias de ácidos graxos essenciais. Além dos ácidos graxos poli-insaturados, o óleo de soja é composto por ácidos graxos saturados como ácido palmítico (9-11 %) e ácido esteárico (3-4 %) e ácidos graxos monoinsaturados, especialmente ácido oleico (24-26 %).
Os ácidos graxos poli-insaturados tem duas funções principais. Primeiramente, são importantes constituintes das membranas celulares fosfolipídicas. Além disso, os ácidos graxos poli-insaturados são precursores da síntese de mediadores lipídicos (prostaglandinas e leucotrienos), que são reguladores importantes de vários processos fisiológicos.
Triglicerídeos de cadeia média (TCM) apresentam diferentes características dos triglicerídeos de cadeia longa (TCL) em muitos aspectos. Eles são mais solúveis em água que os TCL e mais rapidamente hidrolisados. São mais facilmente eliminados da corrente sanguínea e são absorvidos pelos tecidos periféricos.
Os triglicerídeos de cadeia média são rapidamente oxidados e fornecem ao corpo uma forma de energia imediatamente disponível.
O óleo de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico) e está relacionado à baixa prevalência de arteriosclerose. Estudos epidemiológicos demonstraram efeitos positivos do óleo de oliva no nível de colesterol (HDL) e na morbidade e mortalidade cardiovascular. A inclusão de óleo de oliva nas emulsões lipídicas pode diminuir a peroxidação lipídica, a produção de radicais livres e consequentemente os danos nos tecidos.
O óleo de peixe é caracterizado por conter teor elevado de ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosaexaenoico (DHA). O DHA é um componente estrutural importante de membranas celulares, enquanto que o EPA é um precursor dos eicosanoides, como prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos.
A vitamina E protege os ácidos graxos insaturados contra a peroxidação de lipídios.
Propriedades farmacocinéticas
Os triglicerídeos individuais têm um clearance diferente, mas o Óleo de Soja + Óleo de Oliva + Óleo de Peixe + Triglicerídeos de Cadeia Média, como uma mistura, é eliminado mais rapidamente do que os triglicerídeos de cadeia longa (TCL) com níveis menores de triglicerídeos durante a infusão. Dentre os componentes, o óleo de oliva é o que tem a taxa de eliminação mais lenta (algo mais lento que a dos TCL) e os triglicerídeos de cadeia média (TCM), a taxa mais rápida.
O óleo de peixe em uma mistura com TCL tem a mesma velocidade de liberação que o TCL sozinho. Emulsões de triglicerídeos de cadeia longa são eliminadas da circulação da mesma forma que os quilomícrons. A taxa de eliminação é determinada pela composição de partículas de gordura, status nutricional e taxa de infusão.
Dados básicos de farmacocinética do óleo de soja em emulsões lipídicas são antigos e mostravam que, em voluntários saudáveis, a taxa de depuração máxima após período de jejum noturno era equivalente a 3,8 +/- 1,5 g de triglicérides (TG) / kg de peso corpóreo por 24 horas. A taxa de depuração máxima foi aumentada em cerca de 50% após jejum prolongado por 39 horas e cerca de 190% após traumas cirúrgicos em períodos de jejum de 39 horas.
Foi conduzido um estudo clínico fase II com 36 pacientes que sofreram cirurgia eletiva (5 dias de terapia parenteral nutricional) com o objetivo de investigar a cinética de eliminação de duas emulsões lipídicas TCM/TCL (10% e 20%) em comparação com uma emulsão padrão de TCL 20%. Áreas sobre a curva para níveis de triglicerídeos plasmáticos mostraram valores estatísticos significativamente mais baixos para a emulsão de TCM/TCL a 20% comparada com emulsão de TCM/TCL a 10%. Ainda, valores menores para a emulsão de TCM/TCL a 10% foram encontrados quando comparados à emulsão TCL. Os resultados demonstraram que o clearance de emulsões TCM/TCL é mais rápido do que a de emulsões TCL.
Um estudo clínico randomizado cruzado foi realizado com voluntários normolipidêmicos e demonstrou níveis de triglicérides elevados no plasma durante a infusão de óleo de oliva em emulsão lipídica (80% de óleo de oliva/ 20% de óleo de soja) e baixa eliminação. Comparado com uma emulsão pura de óleo de soja, as concentrações de triglicérides no plasma foram significativamente maiores na emulsão de óleo de oliva, excedendo os limites máximos tolerados para a infusão parenteral de lipídios de 4,6 mmol/l.
Uma possível explicação para estes resultados é que o tamanho de partículas da emulsão de óleo de oliva é menor se comparado com ao da emulsão de óleo de soja. Muitos relatos mostram que grandes partículas de gordura são depuradas mais rapidamente que as pequenas. Por outro lado, não houve diferenças significativas nas concentrações de triglicérides entre as emulsões óleo de oliva/ óleo de soja e de óleo de soja em estudo conduzido em voluntários.
Estudos recentes indicam que a combinação de óleo de peixe com TCM e TCL em emulsões lipídicas tem efeitos benéficos na hidrolise de triglicérides. Estas emulsões são efetivamente hidrolisadas pela lipoproteína lípase e produzem rapidamente pequenos fragmentos enriquecidos com ácidos graxos ômega 3. A presença de triglicerídeos de óleo de peixe e TCM em partículas remanescentes aumenta a sua absorção por diferentes tipos de células.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)