Precauções - Sivextro Injetável

Bula Sivextro Injetável

Princípio ativo: Fosfato de Tedizolida

Classe Terapêutica: Todos Os Outros Antibióticos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Sivextro Injetável?

O seu médico irá decidir se Sivextro® é adequado para tratar a sua infecção.

Fale com o seu médico antes de receber Sivextro® se quaisquer umas das seguintes condições se aplicar a você:

  • Se você estiver com diarreia, ou se, no passado, já teve diarreia associada ao Clostridium difficile enquanto tomou antibióticos (ou até 2 meses ou mais após o seu uso). Os medicamentos que inibem o peristaltismo (movimentos de contrações responsáveis pela progressão do bolo alimentar ao longo da maior parte do tubo digestivo) estão contraindicados nesta situação.
  • Se você for alérgico a outros medicamentos pertencentes ao grupo "oxazolidinonas" (por exemplo: linezolida, cicloserina).
  • Se você estiver tomando certos medicamentos conhecidos como “antidepressivos tricíclicos ou ISRS (inibidores seletivos da recaptação da serotonina)” para tratar a depressão, por exemplo: amitriptilina, citalopram, clomipramina, doxepina, fluoxetina, fluvoxamina, imipramina, paroxetina e sertralina.
  • Se você estiver tomando certos medicamentos utilizados para tratar a enxaqueca conhecidos como "triptanos", tais como: o sumatriptano e zolmitriptano.
  • Se você estiver tomando certos medicamentos conhecidos como “inibidores da MAO” para tratar a depressão, por exemplo: selegilina e moclobemida.

Pergunte ao seu médico se não tiver certeza que está tomando algum destes medicamentos.

Diarreia

Entre em contato com o seu médico imediatamente se você apresentar diarreia durante ou após o seu tratamento. Não tome nenhum medicamento para tratar a diarreia sem primeiro consultar o seu médico.

Resistência a antibióticos

Ao longo do tempo, as bactérias podem se tornar resistentes ao tratamento com antibióticos. Isto ocorre quando os antibióticos não conseguem interromper o crescimento das bactérias e tratar a infecção. O seu médico irá decidir se você deve receber Sivextro® para tratar a sua infecção.

Alguns efeitos adversos foram observados com outro medicamento da classe oxazolidinona quando administrado por um período superior ao recomendado para Sivextro®.

Informe o seu médico imediatamente se você apresentar alguma das seguintes condições enquanto estiver tomando Sivextro®:

  • Diminuição da quantidade de glóbulos brancos;
  • Anemia (glóbulos vermelhos baixos);
  • Sangramento ou contusões com facilidade;
  • Perda de sensibilidade nas mãos ou pés (como dormência, formigamento ou dores agudas);
  • Quaisquer problemas de visão, como visão turva (embaçada), alterações na visualização de cores, dificuldade em ver detalhes ou se o seu campo de visão se tornar restrito.

Crianças e adolescentes

Este medicamento não deve ser usado em crianças e adolescentes, uma vez que os estudos não foram suficientes nestas populações.

Pacientes Idosos

Seu médico não precisará ajustar sua dose se você for idoso. Se você tem mais de 75 anos, converse com seu médico sobre este tratamento, uma vez que a experiência clínica em pacientes acima de 75 anos é limitada.

Insuficiência Renal

Seu médico não precisará ajustar sua dose se você estiver com insuficiência renal (mau funcionamento dos rins).

Insuficiência Hepática

Seu médico não precisará ajustar sua dose se você estiver com insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado).

Gênero

O médico não precisará ajustar a dose conforme o sexo do paciente.

Obesidade/IMC

Seu médico não necessitará ajustar sua dose de Sivextro® com base no seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Gravidez, amamentação e fertilidade

Se estiver grávida ou amamentando, se suspeitar que esteja grávida ou se estiver planejando ter um bebê, consulte seu médico antes de tomar este medicamento.

Se você estiver em idade fértil, ou seja, se pode engravidar, você deve usar um método contraceptivo adequado enquanto estiver tomando Sivextro®. Contraceptivos que liberam hormônios (por exemplo, pílulas contraceptivas, adesivos transdérmicos, implantes e certos dispositivos intrauterinos [DIUs]) podem não funcionar de forma eficaz quando utilizados concomitantemente com este medicamento. Mulheres que usam esses tipos de contraceptivos hormonais também devem usar um segundo método de “barreira” (tais como preservativos ou diafragma com espermicida). Consulte o seu médico imediatamente se engravidar enquanto estiver tomando Sivextro®.

Não se sabe se Sivextro® passa para o leite materno em humanos. Consulte seu médico antes de amamentar seu bebê.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Conduzir veículos e operar máquinas

Não dirija ou utilize máquinas se estiver com tontura, se sentindo cansado ou com sonolência depois de tomar este medicamento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.