Quais cuidados devo ter ao usar o Seronip?
A segurança e a eficácia do uso da sertralina foi estabelecida para pacientes pediátricos (de 6 a 17 anos) apenas para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Advertências do Seronip
Inibidores da monoaminoxidase (IMAO)
Você não deve usar Seronip® com medicamentos IMAO. Há casos de reações graves, algumas fatais, em pacientes que estavam usando sertralina com um IMAO (selegilina, moclobemida, etc.). Se você estiver usando um IMAO antes de usar Seronip® você deve parar de usar o IMAO e deve esperar no mínimo 14 dias para iniciar o tratamento com Seronip®. Se você está tomando Seronip® e pretende usar um IMAO, deve parar de usar Seronip® e esperar no mínimo 14 dias para iniciar o tratamento com IMAO.
Outros medicamentos com ação semelhante ao Seronip®
Você não deve usar Seronip® junto com outros medicamentos que aumentam os efeitos do neurotransmissor serotonina, como triptofana, fenfluramina, ou outros medicamentos que atuam como a serotonina (agonistas). Você deve evitar tomar estes medicamentos com Seronip® sempre que possível.
Substituição de outros antidepressivos por Seronip®
Se você está tomando um outro antidepressivo, não deve substituí-lo por Seronip® sem uma avaliação médica. Tenha cuidado ao fazer essa mudança. Não há registros da duração do período entre a parada do antidepressivo e o início do tratamento com Seronip®.
Ativação de mania / hipomania: você deve ficar atento, pois apesar de não ser comum, a sertralina, como outros antidepressivos, pode ativar um estado de mania / hipomania (estado de excitação excessiva que se segue, muitas vezes, a um período de depressão).
Convulsões
Se você ou sua família possuem história de convulsão, ou se você tem epilepsia, não deve usar Seronip®. Se durante o tratamento com Seronip® você desenvolver convulsão, deve parar de usá-lo.
Suicídio
Equanto você estiver usando Seronip®, seu médico supervisionará seu tratamento principalmente no período inicial, já que tentativa de suicídio pode ocorrer por estar associada à depressão.
Se você estiver em tratamento de transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do pânico, transtorno do estresse pós-traumático ou fobia social, deve tomar os mesmos cuidados observados durante o tratamento da depressão.
Uso na insuficiência hepática
Se você tem algum problema no fígado, deve usar Seronip® com cuidado. Dependendo do problema hepático que você tiver, seu médico pode reduzir a dose ou a frequência do uso de Seronip®.
Uso na insuficiência renal
Se você tem algum problema renal, deve avisar ao seu médico. Dependendo do problema, as doses de Seronip® não precisam ser ajustadas.
Uso em idosos
Vide “Como usar”.
Uso em crianças
Há registros da segurança e a eficácia do uso da sertralina em pacientes pediátricos (com idades variando entre 6 e 17 anos) apenas para o tratamento do TOC.
Uso durante a gravidez e a amamentação
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Se você estiver em idade fértil, deve usar métodos adequados de contracepção para não engravidar durante o tratamento com Seronip®. Você não deve usar Seronip® durante a amamentação sem orientação médica. Você deve avisar ao seu médico ou cirurgião-dentista se estiver amamentando ou vai iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas
Seronip® não interfere nas habilidades mentais ou físicas necessárias para a realização de tarefas arriscadas como dirigir ou operar máquinas. Mas você não deve desenvolver essas atividades, já que a sertralina é um medicamento psicoativo, com atuação no sistema nervoso central.
Durante o tratamento, você não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)