Como usar o Seronip?
Seronip® (cloridrato de sertralina) 50 mg tem sabor e odor característicos e apresenta-se na forma de comprimido revestido em formato oblongo de cor branca, com um sulco em um dos lados do comprimido.
Você deve tomar Seronip®, por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, no mesmo horário todos os dias.
Posologia do Seronip
A dose máxima recomendada de Seronip® é de 200 mg/dia.
Tratamento Inicial
Depressão e TOC
Você deve tomar 1 dose de 50 mg/dia de Seronip®.
Transtorno do Pânico e Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT) e Fobia Social
Você deve iniciar o tratamento com 25 mg/dia e aumentar para 50 mg/dia após uma semana. Esta dosagem reduziu a freqüência de efeitos colaterais surgidos no início do tratamento, característicos do transtorno do pânico.
Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)
Você deve iniciar o tratamento com 50 mg/dia e pode adotar o tratamento contínuo (durante todo o ciclo menstrual) ou apenas durante a fase lútea do ciclo (corpo amarelo do ovário), de acordo com a orientação médica.
Depressão, TOC, Transtorno do Pânico, Transtorno do Estresse Pós-Traumático e Fobia Social
Se você não responder à dose de 50 mg, pode aumentar a dose. As mudanças nas doses devem ser realizadas com um intervalo mínimo de 1 semana, até a dose máxima recomendada de sertralina de 200 mg/dia. Você não deve mudar as doses mais que 1 vez por semana devido à meiavida de eliminação da sertralina de 24 horas.
Os efeitos terapêuticos podem começar dentro de 7 dias. Mas no caso de TOC, períodos maiores geralmente são necessários.
Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)
Você deve usar 50 mg/dia. Se você não tiver resultado com essa dose, pode aumentar a dose (aumentos de 50 mg a cada ciclo menstrual), até um máximo de 150 mg/dia quando usado diariamente durante todo o ciclo menstrual, ou até um máximo de 100 mg/dia quando usado somente durante a fase lútea do ciclo. Se você estiver tomando a dose de 100 mg/dia para a fase lútea, deve tomar doses equivalentes a 50 mg/dia, por 3 dias, no início do tratamento de cada fase lútea do ciclo.
Manutenção
Você deve manter a dose de Seronip® com a menor dose eficaz durante a terapia de manutenção prolongada e ajustar mais tarde dependendo da resposta terapêutica.
Uso em Crianças
Tratamento do TOC
Há registros da segurança e a eficácia do uso da sertralina em crianças (com idades variando entre 6 e 17 anos) apenas para o tratamento do TOC. O uso de sertralina em crianças entre 13 e 17 anos deve começar com 50 mg/dia. O tratamento de crianças entre 6 e 12 anos deve começar com 25 mg/dia e aumentar para 50 mg/dia após uma semana. Se não houver resposta clínica, a dose pode ser subsequentemente aumentada em incrementos de 50 mg/dia, até 200 mg/dia, se necessário. Pacientes entre 6 e 17 anos com depressão ou TOC podem usar a sertralina como os adultos.
Entretanto, deve-se considerar o menor peso de uma criança, quando comparado ao de um adulto, ao aumentar a dose de 50 mg.
Titulações em Crianças e Adolescentes
As mudanças de dosagem não devem ocorrer em intervalos menores que uma semana.
Uso em Idosos
Pacientes idosos podem usar a mesma dosagem indicada para pacientes mais jovens. O padrão e ocorrências de reações desagradáveis nos idosos foram parecidos com os observados em pacientes mais jovens.
Uso na Insuficiência Hepática
Pacientes com doença hepática devem usar Seronip® com cuidado. Pacientes com insuficiência hepática podem tomar uma dose menor ou menos frequente.
Uso na Insuficiência Renal
As doses de Seronip® não precisam ser ajustadas com base no grau de insuficiência renal.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Seronip?
Se você esquecer de tomar Seronip® no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)