Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Senan?
As reações adversas associadas ao uso de Senan® foram raras e, quando presentes, de leve gravidade, não havendo necessidade da interrupção do tratamento.
Entre as reações adversas mais frequentes, citam-se:
- Cólicas abdominais, dores estomacais, vômitos e diarreia.
Devido à queda de potássio sérico podem ocorrer câimbras musculares.
Use com cuidado na presença de outras doenças, especialmente as cardiovasculares, pois o uso excessivo pode levar a alterações eletrolíticas, como diminuição do potássio no sangue, aumentando o risco de efeitos adversos de outras drogas utilizadas nesse grupo de pacientes.
Senan® e outras drogas fitoterápicas que contêm antraquinonas como a Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana), Aloe vera, e Ruibarbo (Rheum palmatum) podem aumentar o risco de contrações uterinas e, portanto, o risco de aborto.
Os compostos contendo Senna alexandrina possuem em sua formulação derivados antraquinônicos que são excretados no leite materno, podendo conferir-lhe uma cor amarronzada e causar diarreia nos bebês amamentados.
Senan® não deve ser usado em tratamentos muito longos, devido a atonias intestinais rebotes (perda dos movimentos do intestino).
Os compostos antraquinônicos de Senan® podem causar um aumento na intensidade do sangramento menstrual e, na gravidez, pode ampliar o risco de perda do feto.
Chama-se especial atenção para interações com a digoxina, o varfarina e diuréticos como a hidroclorotiazida, clortalidona, furosemida, pelo aumento do risco de indução a níveis sanguíneos baixos de potássio, com consequente aumento dos efeitos colaterais dessas drogas.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)