Precauções - Senan

Bula Senan

Princípio ativo: Senna Alexandrina Mill

Classe Terapêutica: Outras Drogas para Constipação

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Senan?

Senan® não deve ser usado em tratamentos muito longos, devido ao risco da perda do movimento natural das alças intestinais após a suspensão do medicamento. Evite o uso contínuo por mais de duas semanas. Como os derivados antraquinônicos da Senna alexandrina são excretados no leite materno eles conferir-lhe uma cor amarronzada e causar diarreia nos bebês amamentados. Senan® e outras drogas fitoterápicas que contêm antraquinonas como a Cascara sagrada (Rhamnus purshiana), Aloe vera, e Ruibarbo (Rheum palmatum) podem aumentar o risco de contrações uterinas. Os compostos antraquinônicos podem causar um aumento da intensidade do sangramento menstrual e, na gravidez, pode ampliar o risco de perda do bebê.

Deve ser evitado em crianças menores de 12 anos, e mais especialmente em crianças menores de 2 anos. Até o momento, não há relato de efeitos prejudiciais em idosos. Senan® pode acarretar uma perda importante de eletrólitos, como potássio e cloro, o que pode interferir com alguns medicamentos, aumentando a possibilidade de ocorrência de seus efeitos adversos, especialmente em pessoas que estejam utilizando medicamentos para o tratamento de insuficiência cardíaca, principalmente os glicosídeos cardiotônicos. Consulte seu médico caso faça uso de outros medicamentos. No caso de mulheres em uso de anticoncepcionais, Senan® pode diminuir a absorção dos mesmos e, portanto, prejudicar a sua eficiência.

Use com cuidado na presença de outras doenças, especialmente as cardiovasculares, pois o uso excessivo pode levar a diminuição do potássio no sangue, aumentando o risco de efeitos adversos de outras drogas utilizadas nesse grupo de pacientes. São descritas interações medicamentosas com antiarrítmicos e glicosídeos cardiotônicos, pelo risco de hipocalemia (diminuição do potássio no sangue) e consequente potencialização dos efeitos desses medicamentos. Do mesmo modo, o uso concomitante com diuréticos pode aumentar também o risco de indução de hipocalemia. Como os compostos antraquinônicos podem tornar a urina amarelo-escura ou avermelhada, os exames laboratoriais de urina podem ser alterados.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.