Qual a ação da substância do Seis-B?
Características Farmacológicas
O Cloridrato de Piridoxina participa das reações enzimáticas que regularizam o metabolismo protídico, glicídico e lipídico.
O Cloridrato de Piridoxina pertence ao grupo prostético das enzimas que descarboxilam a tirosina, arginina, o ácido glutâmico e alguns outros aminoácidos.
Deste modo, funciona como uma codescarboxilase.
Farmacocinética
O Cloridrato de Piridoxina é convertida nos eritrócitos em fosfato de piridoxal, que atua como coenzima em vários processos metabólicos, ligados à utilização de proteínas, hidratos de carbono e lipídeos.
O Cloridrato de Piridoxina está envolvida na conversão de triptofano e niacina ou serotonina e à quebra de glicogênio em glicose 1, conversão de oxalato em glicina, síntese de ácido gama aminobutírico (GABA) no sistema nervoso central.
As vitaminas do complexo B são absorvidas rapidamente no trato gastrointestinal, exceto nas síndromes de má absorção. O Cloridrato de Piridoxina é absorvida principalmente no jejuno.
Biotransformação
Hepática.
Meia vida
15 a 20 dias.
Eliminação
Renal:
Cloridrato de Piridoxina é quase totalmente eliminado como metabólitos. O excesso depois de suprir as necessidades diárias, é excretada na urina, em sua maioria inalterado.
Em diálise:
Cloridrato de Piridoxina é eliminado por hemodiálise. Os pacientes devem receber quantidades maiores do que as quantidades diárias recomendadas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)