Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Saizen?
Assim como todos os medicamentos, Saizen® pode causar reações adversas, embora elas não se manifestem em todas as pessoas.
Informe imediatamente ao seu médico caso sinta dores de cabeça fortes e recorrentes associadas a náuseas, vômitos ou problemas de visão. Estes são sintomas de um efeito colateral incomum chamado hipertensão intracraniana benigna.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Vermelhidão e coceira no local de aplicação.
- Lipoatrofia no local de aplicação, que pode ser evitada alternando o local frequentemente;
- Edema (inchaço), dor muscular, dor nas articulações e problemas nas articulações em adultos. Estas reações geralmente aparecem no início do tratamento e são de curta duração.
- Dor de cabeça.
- Síndrome do túnel do carpo (em adultos), que se caracteriza por ardência, sensação de queimação, dor e/ou dormência na mão.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Síndrome do túnel do carpo (em crianças), que se caracteriza por ardência, sensação de queimação, dor e/ou dormência na mão.
- Edema (inchaço), dor muscular, dor nas articulações e problemas nas articulações em crianças. Estas reações geralmente aparecem no início do tratamento e são de curta duração.
- Ginecomastia (crescimento das mamas nos homens).
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Deslizamento ou necrose avascular da cabeça femoral. Caso você comece a mancar sem motivo ou apresente dor no quadril ou no joelho, contate o seu médico ou farmacêutico.
- Leucemia foi relatada em um pequeno número de pacientes com deficiência de hormônio do crescimento, sendo que alguns deles foram tratados com somatropina. No entanto, não há evidência que a incidência de leucemia é aumentada nos receptores do hormônio do crescimento, sem fatores predisponentes.
- Muito raramente um paciente pode desenvolver anticorpos (tipo de proteína que ajuda a proteger o corpo) à somatropina. Estes não são normalmente associados a efeitos colaterais e geralmente não interferem no crescimento.
Reações com frequência desconhecida
- Pancreatite (inflamação do pâncreas).
- Pode ocorrer aumento do nível de açúcar no sangue durante o tratamento com hormônio do crescimento.
- O tratamento com hormônio do crescimento pode reduzir os níveis de hormônio tireoidiano.
- Reações de hipersensibilidade, localizadas e generalizadas.
Atenção: este produto é um medicamento que possui nova concentração e nova forma farmacêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)