Quais cuidados devo ter ao usar o Rozerem?
Antes de tomar Rozerem informe ao médico se você apresenta:
- Depressão, doença mental ou pensamentos suicidas;
- Doença do fígado;
- Doença do pulmão ou problemas respiratórios.
Este medicamento pode causar reações alérgicas graves cujos sintomas incluem inchaço da língua ou garganta, dificuldade para respirar e náusea e vômito. Procure atendimento de emergência imediatamente se você apresentar estes sintomas depois de tomar Rozerem.
Após tomar este medicamento você pode se levantar da cama sem estar totalmente desperto e realizar atividades as quais você pode não se lembrar na manhã seguinte. A chance disto ocorrer é maior se você ingerir bebidas alcoólicas ou tomar outros medicamentos que causam sonolência juntamente com Rozerem. As atividades das quais você pode não se lembrar incluem dirigir, preparar e comer alimentos, falar ao telefone, ter relações sexuais, andar dormindo. O médico deve ser informado imediatamente caso o paciente apresente comportamentos complexos.
Você pode apresentar pensamentos e comportamentos anormais, incluindo piora da depressão, pensamentos ou ações suicidas, pesadelos e alucinações, durante o tratamento com este medicamento. O médico deve ser informado caso o paciente apresente pensamentos e comportamentos anormais.
Rozerem pode diminuir os níveis do hormônio testosterona e aumentar os níveis de prolactina no sangue, causando os seguintes sintomas:
- Diminuição do interesse por sexo, problemas para engravidar, menstruações irregulares ou ausência de menstruação, produção de leite por uma pessoa que não está amamentando. O efeito que o uso de Rozerem pode ter na função reprodutora de pessoas em desenvolvimento, como adolescentes e crianças, é desconhecido.
Uso Durante a Gravidez e a Amamentação
Não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas.
Rozerem só deve ser utilizado durante a gravidez se o benefício potencial justificar o risco potencial ao feto.
O uso deste medicamento em mulheres que estão amamentando não é recomendado.
Não se sabe se ramelteona é excretada no leite humano; no entanto, ramelteona é excretada no leite de ratas em lactação. Como muitas drogas são excretadas no leite humano, é necessário precaução quando administrado a mulheres que estejam amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Efeitos na capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Você deve evitar realizar atividades que exijam concentração, como dirigir veículos ou operar máquinas, após a tomada deste medicamento, pois este medicamento possui propriedades especificamente dirigidas a promover sono. No dia seguinte você ainda pode se sentir sonolento e, portanto, estas atividades só devem ser realizadas quando você estiver totalmente acordado.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Abuso da droga e dependência
A descontinuação de Rozerem em animais ou em seres humanos após administração crônica não produziu sinais de abstinência. Rozerem não parece produzir dependência física e tem baixo potencial de abuso, com base nos resultados de dois estudos concluídos de risco de abuso que mostraram que não é possível distinguir o Rozerem do placebo (comprimido sem a substância ativa).
Este medicamento contém lactose.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)