Precauções - Rebetol

Bula Rebetol

Princípio ativo: Ribavirina

Classe Terapêutica: Produtos Para Hepatites Virais

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Rebetol?

Se durante o tratamento com este medicamento você apresentar sintomas de reação alérgica importante (tais como dificuldade para respirar, chiado no peito ou urticária), procure seu médico imediatamente.

Informe o seu médico:

  • Se você tem ou teve um distúrbio grave do sistema nervoso ou um distúrbio mental, confusão, perda de consciência, ou teve ideias de suicídio ou se tentou o suicídio;
  • Sse você alguma vez teve depressão ou apresentou sintomas associados com depressão (por exemplo, sensação de tristeza, de abatimento, etc) durante o tratamento com Rebetol;
  • Se você for homem e sua mulher ou companheira estiver em idade que possa engravidar;
  • Se você teve alguma doença grave do coração ou se apresenta alguma doença cardíaca;
  • Se você tem mais que 65 anos ou se apresenta problemas nos rins;
  • Se você tem ou teve alguma doença grave;
  • Se você tem problemas da tiroide;
  • Se você usa azatioprina.

Seu médico recomendará que você faça exames de sangue para avaliar a função dos rins e fígado. Se você tiver doenças renais seu médico fará a monitoração mais cuidadosa da diminuição da contagem de glóbulos vermelhos no sangue.

Durante o tratamento com Rebetol em combinação com alfainterferona, foram relatados distúrbios na gengiva e dentes, podendo levar à perda destes. Além disso, durante tratamentos prolongados com Rebetol em combinação com alfainterferona foi relatada boca seca, que pode também causar prejuízos aos dentes e mucosas da boca. Por isso, escove muito bem os dentes duas vezes ao dia e consulte seu dentista regularmente. Alguns pacientes podem apresentar vômitos. Caso isso ocorra, lave bem a boca após.

Durante o tratamento com Rebetol em combinação com alfainterferona, os pacientes podem apresentar problemas oculares e, raramente, perda da visão. Se você receber ribavirina em combinação com uma alfainterferona, você deve ser submetido a um exame oftalmológico antes do início do tratamento. Qualquer paciente que apresente queixa de diminuição ou perda da visão deve ser prontamente submetido a exame oftalmológico completo. Os pacientes que apresentam distúrbios oculares preexistentes (por exemplo, retinopatia diabética ou hipertensiva) devem ser submetidos a exames oftalmológicos regularmente durante o tratamento de combinação com ribavirina e alfainterferona. O tratamento combinado de ribavirina e alfainterferonas deve ser descontinuado nos pacientes que apresentarem piora ou desenvolverem um novo distúrbio ocular.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.